C&C 3E23 - editorial - Integração Latino-Americana e Democracia - capa site

Integração Latino-Americana e Democracia

A união da América Latina em um momento de turbulências e crises é um desafio – mas também uma solução

 

A abordagem do tema “Integração Latino-Americana e Democracia” será realizada de um modo multidisciplinar, envolvendo as dimensões ecológicas, econômicas, políticas, científicas e culturais.

Poderíamos denominar nosso tempo de “A Era da Mundialização de Conflitualidades”, marcada pelo crescimento da produção industrial, o avanço do capital financeiro, o aumento das migrações internacionais, a pós-modernidade como forma cultural, a revolução das tecnologias da informação, a crise do meio ambiente e a crise social mundial. Desde os anos de 1990, novos dilemas e problemas sociais emergem no horizonte planetário, configurando novas questões sociais mundiais que se manifestam, de forma articulada e análoga, mas com distintas especificidades, nas diferentes sociedades.

 

“Vivemos uma situação de incerteza fabricada, na qual há uma pressão contínua para desmantelar as garantias socialmente construídas.”

 

A lógica cultural dessa era de modernidade tardia, marcada pela insegurança, repõe a alteridade cultural, pois o culto da liberdade individual e o desdobramento da personalidade passam ao centro das preocupações. Entretanto, rompe-se a consciência coletiva da integração social. Vivemos uma situação de incerteza fabricada, na qual há uma pressão contínua para desmantelar as garantias socialmente construídas. Trata-se de uma ruptura do contrato social e dos laços sociais, provocando fenômenos de desfiliação e de ruptura nas relações de alteridade, dilacerando o vínculo entre o eu e o outro.

Partimos de um contexto de incerteza mundial, em sistemas políticos complexos. Destaca Alfredo Pena-Vega (EHESS, Paris), em “Welcome à era da incerteza: uma reflexão antropolítica sobre um futuro global”:

 

“Encontramo-nos num ponto de viragem decisivo na forma como entendemos e concebemos o nosso destino comum. As policrises globais estão a convergir, mas a sua simultaneidade não é o resultado de uma infeliz coincidência. São semelhantes a todas as outras que marcaram a história. Mas há uma diferença, na medida em que esta é a primeira policrise verdadeiramente global do nosso século. A hipótese central deste artigo é que as incertezas que surgiram na sequência da convulsão planetária da pandemia, da escalada da crise climática e do ressurgimento da guerra no coração da Europa são extremamente abrangentes, mas ao mesmo tempo inesperadas e prescientes. Inesperado, porque, por um lado, revela a necessidade de integrar a dúvida e o erro e a multidimensionalidade dos fenómenos no nosso modo de pensar, que deve ser o sino quo non da investigação, do exame e da reflexão”.

 

Iniciamos pela análise da integração da América Latina em uma perspectiva econômica. Seria a UNASUL, desde 2007, “uma alternativa econômica viável para que os países sul-americanos, ao se integrarem regionalmente, tenham estabilidade macroeconômica e desenvolvimento econômico e social?”, indaga Fernando Ferrari Filho (UFRGS):

 

“A integração é uma etapa de agregação de interesses que leva à formação de ‘blocos econômicos’, que por sua vez, vão de zona de livre comércio, à união aduaneira, ao mercado comum e finalmente à união econômica e monetária. Neste sentido, o Mercosul é um processo, por exemplo. Outrossim, a estratégia de integração econômica deve estar aliada a mecanismos de realização da democracia, para gerar uma sociedade pluralista e participante. Do ponto de vista político a região convive entre formalismos eleitorais e profundas clivagens ideológicas, que provocam uma consistente má qualidade da democracia.”

 

Permanecem, entretanto, os dilemas do espaço político na América Latina, salienta Benício Schmidt (UnB), em seu texto “América Latina: integração e democracia”:

 

“a legitimação dos regimes democráticos também abarca a existência necessária de políticas públicas de proteção social, de formas previstas de participação popular para garantir a cidadania, e assim por diante. Tudo isso exige a conformidade com a contemporaneidade mundial, que tem destacado a emergência de novos processos de formação da opinião pública, com os usos de redes sociais, campanhas políticas com apelo à psicologia comportamental, uso de inteligência artificial partindo de dados publicamente disponíveis sobre perfis dos cidadãos e de grupos, e outros recursos disponíveis pelo acervo das ciências sociais contemporâneas”.

 

Lembra o autor que, em um contexto marcado também pelo ressurgimento de ideologias caracterizadas por adesão à xenofobia, misoginia e outras virtualidades, realizar a democracia em consonância com políticas de desenvolvimento econômico continua sendo um desafio.

A cooperação econômica regional ressurge na reportagem de Bianca Bosso, pois mesmo com o avanço de regimes democráticos na América-Latina, a situação política dos países ainda se mostra como um dos dilemas a serem superados. Acresce-se a questão crucial do desenvolvimento sustentável, explica a matéria de Mariana Hafiz: a necessidade de implementar políticas públicas para segurança alimentar e nutricional, o combate ao desmatamento ilegal e a conservação do patrimônio genético da floresta. Também se destacou a importância de incluir os povos originários em todos os debates envolvendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia nos próximos anos, incluindo mulheres e amazônidas urbanos. Cita o projeto de Alfredo Wagner (UFMA) que trata de garantir o desenvolvimento sustentável e levantar ações para combater mudanças climáticas, criando condições para os povos que habitam a região promoverem as suas próprias formas de proteção e defesa dos territórios, e de áreas preservadas, incluindo as terras e rios da região.

 

“Em um contexto marcado também pelo ressurgimento de ideologias caracterizadas por adesão à xenofobia, misoginia e outras virtualidades, realizar a democracia em consonância com políticas de desenvolvimento econômico continua sendo um desafio.”

 

A Era da Mundialização de Conflitualidades e das incertezas repõe a literatura e a arte como reflexões sobre a sociedade, a ciência e a política. Na América Latina, dede o século XVI, sucederam-se três modos de representação: o discurso da abundância, o discurso da carência e da violência e o discurso do futuro virtual.[1] Neste século XXI, ainda que os outros persistam, assoma-se a forma da violência:[2] as metamorfoses do romance histórico, do romance testemunho, do romance policial ou do romance da violência, vem a expressar tais figurações e hibridismos.[3]

Escreve Enio Passiani (UFRGS), em “Memória, trauma e Ditadura no Brasil: A literatura testemunhal de Renato Tapajós”, que a violência política exige a restauração da memória contra a indiferença:

 

“Tal política da memória, por conseguinte, mantém abertas feridas traumáticas e instala um luto insuperável, contribuindo para que o passado não passe, comprometendo o nosso futuro, mesmo quando essa política é invocada em nome da conciliação e da superação em prol da transição (supostamente) harmônica e saudável dos regimes autoritários para os democráticos”.

 

Precisa o objeto de seu estudo:

 

“O romance testemunhal, como é o caso do livro de Renato Tapajós, não deixa de representar uma espécie de trabalho coletivo de elaboração do passado traumático uma vez que permite e amplia a circulação social de um conjunto de experiência dolorosas vividas individualmente, mas que são o produto de condições sociais e históricas que ressoam coletivamente, possibilitando o reconhecimento da dor alheia”.

 

Também o estudo das memórias e trajetórias de mulheres exiladas da América Latina e do Cone Sul, no período ditatorial das décadas de 70 e 80, exige uma abordagem das práticas repressivas estatais e paraestatais, bem como recordar as trajetórias ideológicas.

O texto de Nília Viscardi (UDELAR, Uruguay), em “Exilios y resistencias de militantes uruguayas: arte, cuerpo y género a 50 años del golpe de estado” evoca a memória de uma dançarina, Ema Haberli, expressando uma combinatória corpo-solidariedade-trabalho-dança contemporânea e militância ecológica:

 

“A revisão das biografias de mulheres no exílio centra-se nas diferenças a partir de uma perspectiva de gênero para compreender a memória e reconstruir a própria história oral. A forma como o exílio é percebido e como se dá a resposta às situações de vida que nele surgem mostram diferenças entre homens e mulheres expressas nos problemas de vida que são abordados nas biografias”.

 

César Barreira menciona que “falar de memória social é adentrar uma temática com diversas possibilidades de análise”. Inicia por problematizar a memória social com base em algumas máximas que delimitam esse tema e analisa situações que configuram reconstruções de memória social.

Chegamos, então, a lembranças da ciência: memória, genética e energia. Distintos cientistas podem ser evocados, in memoriam: Ivan Izquierdo, Francisco Mauro Salzano e Roberto Fernando de Souza, todos da UFRGS.

O professor Izquierdo frisava: “o sistema nervoso governa todas as atividades dos seres humanos e não humanos (…) através da memória. O tema (…) é a relação entre formas de aprendizado e formas de memória. Os seres fazem o que fazem porque lembram, e lembram porque alguma vez aprenderam”. Finaliza dizendo “que a memoria é composta por formas de aprendizado e de esquecimento”.

Francisco Mauro Salzano (Genética, UFRGS) escreveu sobre as relações entre Biologia e Cultura. Afirmava que a relação entre biologia e cultura é uma relação dialética, pois “no século XIX e início do século XX havia um consenso de que os fatores genéticos eram muito importantes no condicionamento do comportamento humano”, o que depois mudou com o desprezo da genética. Porém, “o que atualmente se verifica é que houve uma mudança quanto a essas duas polaridades, chegando-se a uma ideia de que é preciso criar uma interação entre esses dois conjuntos de elementos e, assim, poder interpretar o comportamento humano”.

Roberto Fernando de Souza (Química, UFRGS) analisou a relação entre energia e sustentabilidade: focou na “modificação de fontes energéticas” e defendeu que “temos que mudar de tipo de energia e para que lado podemos ir, a procurar uma solução global, do ponto de vista brasileiro”; propôs, assim, “uma economia orientada ao hidrogênio”. Afinal, trata-se de reconhecer heranças, sofridas e afetuosas, a palmar o futuro, nos versos da cientista poeta Ângela Wyse, Neurocientista (UFRGS):

 

                       “Ouço alguém pisando o chão

                        Vejo marcas positivas deixadas no

                        Caminho de quem muito andou

                        E passos na terra deixada por quem plantou”[4]

 

No plano das virtualidades futuras, as lutas sociais, os sindicatos e os movimentos sociais traçam, juntamente com segmentos da intelectualidade universitária, uma agenda política para o aprofundamento da democracia na América Latina.

 

“Há necessidade de se garantir o financiamento adequado das universidades públicas e dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação, inclusive para propiciar aos jovens uma presença relevante no futuro da sociedade.”

 

As forças democráticas defendem o papel central das universidades na produção de conhecimento, ciência e tecnologia, seja nos processos de fabricação ou nas tecnologias sociais e, em particular, na construção da cidadania. Inclusive, ressaltam o papel fundamental das associações científicas – como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – nessa empreitada.

Da mesma forma, há necessidade de se garantir o financiamento adequado das universidades públicas e dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação, inclusive para propiciar aos jovens uma presença relevante no futuro da sociedade. Acelera-se, ainda, a combinação de práticas de democracia representativa com a democracia participativa (e o orçamento participativo), assim como a democracia deliberativa (em conselhos, por exemplo).[5]

Foi possível, então, formular uma agenda para a democratização profunda das sociedades da América Latina, para além das especificidades nacionais:[6]

 

  • Implementar um marco legal para a ciência, tecnologia e inovação;
  • Revitalizar o ensino secundário, combinando a cultura humanista com a educação científica e tecnológica;
  • Garantir o papel central das universidades na produção de conhecimento, ciências, produção e tecnologias; em particular, na construção da cidadania. Portanto, o retomar do financiamento adequado das universidades públicas e dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação, inclusive para proporcionar aos jovens papel relevante no futuro da sociedade.
  • Importa efetivar uma série de medidas contra a exclusão social e o desemprego, com a redução da pobreza e o aumento real dos salários-mínimos, acentuando a expansão do empreendedorismo, a participação da mulher e a geração de emprego e renda a fim de ampliar a inclusão social.
  • Disseminar a inclusão digital em todos os espaços sociais.
  • Garantir do Estado Democrático de Direito.
  • Combinar as formas da democracia representativa com as formas da democracia participativa e deliberativa.
  • Retomar o crescimento económico, com a afirmação da Quarta Revolução Industrial, a economia digital, o fortalecimento da produção industrial e do sector dos serviços, e a expansão das micro e médias empresas.
  • Expandir a Reforma Agrária ampla e geral e assegurar um papel relevante aos produtores familiares.
  • Afirmar o modo de produção da segurança cidadã, como possibilidade de superação das violências e da violência de gênero.
  • Garantir os territórios, a economia e a cultura dos povos originários.
  • Preservar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
  • Assegurar a produção da diversidade cultural, da democratização dos meios de comunicação e da valorização da multiplicidade de conhecimentos, num diálogo crítico entre o senso comum, os pontos de vista tradicionais e o conhecimento científico, reafirmando o hibridismo como contribuição universal.
  • Reconhecer a diferença, afirmando os direitos humanos coletivos, garantindo os direitos das mulheres, reconhecendo a juventude, e promovendo a diversidade étnica e as ações afirmativas.
  • Renovar o multilateralismo nas relações internacionais, afirmando as interfaces Sul-Norte e Sul-Sul, e propondo o desenvolvimento sustentável, em um novo horizonte da cooperação latino-americana.
  • Afirmar a Paz como direito universal.

 

Este número da Ciência & Cultura insere-se em um contexto de imaginação econômica, política, científica e cultural, vislumbrando virtualidades para a América Latina do futuro. Pois, segundo o antropólogo Caleb Alves (UFRGS),

 

A leitura invade

as linhas da mão

e procura

na indiferença dos pares

qual destino

ainda tem forças

para resgatar

tua humanidade


Notas
[1] Ortega, Julio. El sujeto dialógico: negociaciones de la modernidad conflictiva. México: FCE, 2010.
[2] Adorno, Sérgio. “Préface de La violence dans l’imaginaire latino-américain”. In: CORTEN, André & CÔTÉ, Anne-Élizabeth (Dirs.). La violence dans l’imaginaire latino-américain. Paris: Karthala; Québec: Presses de l’Université du Québec, 2008.
[3] Tavares-dos-Santos, José Vicente. Figuraciones de la violencia (sociología de novelas latinoamericanas). Buenos Aires: TESEO, 2022; Tavares-dos-Santos, José Vicente. O Romance da Violência: sociologia das metamorfoses do romance policial. Porto Alegre: TOMO, 2020; Tavares-dos-Santos, José Vicente e Viscardi, Nilia. “Dossiê Literatura, Sociedade e Violência: apresentação”. In: O Público e o Privado. Fortaleza: EdUECE, v.21, n.44, 2023, pp. 7-21.
[4] Wyse, Angela. Neuropoesia. Porto Alegre: TOMO, 2016.
[5] Fedozzi, Luciano. Orçamento Participativo. Reflexões Sobre A Experiência De Porto Alegre. Porto Alegre: TOMO, 2001; Sintomer, Yves. O poder ao povo: júris de cidadãos, sorteio e democracia participativa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
[6] Tavares-dos-Santos, José Vicente. “Autoritarismo y crisis de la democracia: el neoliberalismo dependente conservador en Brasil”. In: Torres-Ruíz, René y Darío Salinas (Coords.). Crisis política, autoritarismo y democracia. México: Siglo XXI, 2022.

Capa: A lógica cultural da era de modernidade tardia, marcada pela insegurança, repõe a alteridade cultural.
(Foto: Roberto Huczek/ Unsplash.com. Reprodução)

TAVARES-DOS-SANTOS, José Vicente. Integração latino-americana e democracia: a união da América Latina em um momento de turbulências e crises é um desafio, mas também uma solução. Cienc. Cult. [online]. 2023, vol.75, n.3 [citado  2024-02-15], pp.1-5. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000300001&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0009-6725.  http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20230033.
Jose Vicente Tavares dos Santos

Jose Vicente Tavares dos Santos

José Vicente Tavares-dos-Santos é professor do Departamento de Sociologia, aposentado; professor dos Programas de Pós-graduação em Segurança Cidadã, Sociologia e de Políticas Públicas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, pesquisador do CNPq e editor deste número da Ciência & Cultura.
José Vicente Tavares-dos-Santos é professor do Departamento de Sociologia, aposentado; professor dos Programas de Pós-graduação em Segurança Cidadã, Sociologia e de Políticas Públicas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, pesquisador do CNPq e editor deste número da Ciência & Cultura.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados