P. José Monteiro da Rocha (1734-1810)

O matemático e astrônomo português José Monteiro da Rocha (1734-1819) veio ainda criança para o Brasil e foi educado pelos jesuítas no Colégio da Bahia. Entrou na ordem em 1752 aos 18 anos, e obteve formação inicial em Matemática e Astronomia no Colégio dos Jesuítas em Salvador. Estudou Matemática na Faculdade de Matemática do Colégio da Bahia, fundada em 1757, onde depois foi professor.

Na expulsão dos jesuítas de Portugal e suas colônias, encetada por Pombal em 1759, abandonou a Companhia de Jesus e se ordenou padre secular na Bahía, em 1760. Regressou a Portugal para frequentar a Universidade de Coimbra entre 1766 e 1770, onde se formou em Direito Canônico. Em vista do seu interesse pelas ciências, foi recomendado pelo reitor da universidade ao Marquês de Pombal como pessoa competente para organizar a nova Faculdade de Matemática criada com a Reforma de 1772. Monteiro da Rocha colaborou na redação dos estatutos da universidade reformada, na parte referente às Ciências Naturais e à Matemática. Em 1772 obteve o grau de doutor em Matemática, juntamente com o já citado Miguel Antonio Ciera que já tinha participado da comissão de demarcação de limites entre 1752 e 1756 e, depois, foi grande colaborador de Monteiro da Rocha. Com o doutoramento, ambos foram incorporados ao corpo docente da Faculdade de Matemática.

Mesmo os escritos iniciais de Monteiro da Rocha, que só mais recentemente passaram a ser analisados, já demonstram que ele estava a par dos avanços científicos de seu tempo.

Um deles é o “Sistema Físico-Matemático dos Cometas”, escrito em 1760 quando Monteiro da Rocha era professor no Colégio da Bahia. O manuscrito foi achado casualmente pelo historiador Carlos Ziller Camenietzki na Biblioteca Pública de Évora, em Portugal, quando era pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins, do Rio de Janeiro. Trata-se de um texto didático, elaborado por ocasião da passagem do cometa Halley em 1759, acerca da natureza física dos cometas (assunto ainda controverso na época) e o cálculo, feito de modo simplificado, das efemérides desse cometa já utilizando a Teoria da Gravitação Universal de Newton.[1]

Num manuscrito de 1765 ou 1766, escrito talvez ainda no Brasil, ele abordou o problema da determinação da longitude pelo método das distâncias lunares (Determinação da longitude pela distância lunar), onde apresentou ideias originais modificando a observação e os cálculos. Infelizmente esse trabalho não foi publicado.[2]

Além de participar da reforma do sistema de ensino no período pombalino, Monteiro da Rocha também foi o fundador e primeiro diretor do Observatório Astronômico da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra (demolido na década de 1940), vice-reitor da Universidade e conselheiro do príncipe regente D. João, futuro D. João VI. O Observatório foi inaugurado em 1799, muito tarde em comparação com outros observatórios nacionais. O primeiro do país ligado a universidade, mas com características de um observatório nacional, visava aos problemas de Navegação, Geodésia e Cartografia, observações astrométricas (Astrometria é o ramo da Astronomia voltado à medição precisa da posição e movimentos dos astros), cálculo e publicação de efemérides. A Academia Real das Ciências de Lisboa foi fundada em 1779, também muito tardiamente.

Por ter recebido toda a formação em Matemática na Faculdade de Matemática do Colégio da Bahia, a carreira acadêmica de Monteiro da Rocha bem atesta a excelência do ensino brasileiro que pleiteava a criação de uma universidade, pedido que era sistematicamente negado.


Notas
[1] Rocha, José Monteiro da, Sistema Físico-Matemático dos Cometas, Edição atualizada, introdução e apêndice por Carlos Ziller Camenietzki e Fábio Mendonça Pedrosa, Rio de Janeiro, MAST, 2000.
[2] Figueiredo, Fernando B. e Duarte, António Leal, José Monteiro da Rocha (1734-1819). Um Matemático ao serviço do Estado. Comemoração do Bicentenário da sua morte (2019), Gazeta de Matemática, 192, 8-16, 2020.
https://gazeta.spm.pt/getArtigo?gid=1561
Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados