C&C 3 edicao - opiniao - Ciência e divulgação científica nos trilhos do desenvolvimento nacional - capa

A atuação de José Reis (1907-2002) no Brasil

Ciência e divulgação científica nos trilhos do desenvolvimento nacional

Introdução

Neste texto, apresentamos brevemente a trajetória de José Reis (1907-2002), cientista ícone da divulgação científica brasileira. Com uma atuação eclética como cientista, gestor, divulgador e jornalista, ele participou da construção da ciência brasileira e contribuiu significativamente para o jornalismo e a divulgação científicos no país. Em homenagem à sua trajetória, o principal prêmio de divulgação científica e tecnológica do Brasil leva o seu nome.

Em 2022, completam-se 20 anos de sua morte. Tomamos essa efeméride como oportunidade de apresentar esse cientista e divulgador a um conjunto mais amplo de leitores. Acreditamos que o estudo da trajetória de José Reis apresenta uma importante visão dos caminhos percorridos pela ciência e pela divulgação científica no Brasil no século XX.[i]

Ciência e divulgação científica para o desenvolvimento nacional

O fim da Segunda Guerra Mundial e a corrida armamentista e espacial da Guerra Fria promoveram um contexto de valorização da ciência e tecnologia, com vultosos investimentos especialmente nos Estados Unidos. Esse movimento repercutiu nas ações da comunidade científica brasileira, dando impulso ao processo de institucionalização da ciência e abrindo novas possibilidades de divulgar os conteúdos e métodos científicos. José Reis foi um dos personagens que esteve no centro desses processos.

 

“Consciente de que as sociedades estariam cada vez mais dependentes do progresso científico, Reis defendia a urgência de uma política nacional de ciência e tecnologia que criasse um ambiente de respeito pela ciência.”

 

Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1948, da qual foi o primeiro secretário-geral. Inspirada nas congêneres norte-americana e britânica, criadas no século anterior, a entidade era mais inclusiva do que a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e serviu como um espaço aglutinador da comunidade científica. Desde o início, a SBPC teve (e mantém) entre seus principais objetivos a difusão da ciência, com grandes eventos públicos e publicações como a revista Ciência & Cultura, da qual Reis foi um dos criadores e diretor. Igualmente buscava conscientizar o cientista de seu papel social. Nas palavras de Reis, “decidimos incluir entre as funções da SBPC a necessidade de se criar ou difundir tal consciência social entre os cientistas brasileiros. O que não entendo é um cientista desvinculado da sociedade e da política”. [1] Nas reuniões anuais da entidade, Reis também propôs o concurso Cientistas de Amanhã, voltado para jovens estudantes que se iniciavam no mundo da ciência (Figura 1).

Engajado na articulação de cientistas, na luta pela profissionalização da ciência e pelo fortalecimento do amparo à pesquisa, Reis foi um defensor da estruturação da carreira de cientista como servidor público em tempo integral, com estabilidade e reajustes salariais compatíveis. Esse princípio, embora sob constante ataque, prevalece até o presente momento, em que a pesquisa científica do país é em grande parte realizada em universidades e instituições públicas.

Um destaque particular deve ser dado à sua trajetória no jornalismo científico. No pós-guerra, os jornais abriram novos espaços para a ciência, alguns deles criando seções de ciências ocupadas por cientistas e incipientes jornalistas científicos. [2] Em 1947, José Reis foi convidado pelo então diretor do jornal Folha da Manhã (que deu origem à Folha de São Paulo), para escrever sobre questões gerais da administração. Seus textos iniciais refletiam interesses da comunidade científica, como questões relativas à aposentadoria e ao regime de tempo integral. No ano seguinte, Reis passou a escrever sua coluna dominical No Mundo da Ciência. Colaborando com o jornal até a morte, em 2002, Reis escreveu sobre diversos temas de ciência e tecnologia, destacando as pesquisas e os debates que circulavam no meio científico brasileiro e internacional e tornando-se o grande nome do jornalismo científico brasileiro. “Nos países em desenvolvimento”, escreveu: “o jornal funciona como escola de tudo, inclusive ciência. A divulgação adquire então, além da função atualizadora, a de ensinar ou recordar grandes princípios básicos e esclarecer o público quanto ao valor do trabalho científico”. [3] Reis também foi um dos articuladores da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, criada em 1977, que teve um papel importante no processo de reconhecimento e profissionalização do ofício no país.

Figura 1. José Reis (à direita) contribuiu significativamente para a consolidação da ciência e da divulgação científica brasileiras
(Foto: Acervo COC)

 

No período entre 1962 e 1967, Reis assumiu a direção de redação do jornal Folha de São Paulo. Segundo o próprio Reis, tratou-se de um período conturbado com o golpe militar de 1964. Em um primeiro momento, os grandes meios de comunicação apoiaram e deram legitimidade ao regime ditatorial. Depois, sofreram com censura e perseguições. Em outras palavras, Reis esteve à frente de um dos principais jornais do país nos primeiros anos de ditadura.

Em seu ímpeto de “modernização autoritária”, o regime militar “foi, simultaneamente, destrutivo e reformador” com relação à ciência. [4] De maneira geral, comprometeu o desenvolvimento científico em várias áreas e prejudicou o status da pesquisa brasileira em nível internacional. A comunidade científica, que tinha dimensões pequenas na década de 1960, foi proporcionalmente um dos setores da sociedade mais atingidos. Por outro lado, o regime entendia o desenvolvimento científico e tecnológico como peça fundamental para a superação do atraso econômico e social do Brasil. Concomitantemente às perseguições, a ditadura investiu na pós-graduação, expandiu e reformou as universidades e repassou uma quantidade importante de recursos para ciência e tecnologia. [5]

Durante o período em que foi diretor de redação da Folha, Reis mobilizou a estrutura do jornal na cobertura, na organização e na premiação de feiras de ciência pelo estado de São Paulo, tornando-se um dos protagonistas no movimento de introdução da atividade no Brasil. O divulgador defendia feiras, clubes e concursos de ciências como importantes meios de estímulo de vocações científicas para jovens.

 

“Para Reis, a divulgação científica é uma atividade baseada no desejo e no dever de transmitir, em termos simples, de maneira ágil e objetiva, os princípios estabelecidos e as metodologias que a ciência emprega, com o objetivo de criar um ambiente de cultura científica para que o grande público cada vez mais se interesse pela ciência, apoie os investimentos no campo e participe ativa e democraticamente dos processos decisórios.”

 

Consciente de que as sociedades estariam cada vez mais dependentes do progresso científico, Reis defendia a urgência de uma política nacional de ciência e tecnologia que criasse um ambiente de respeito pela ciência, com valorização salarial, melhoria de infraestrutura, estabilidade das instituições científicas e formação de pessoal desde o ensino básico como forma de evitar a fuga de talentos tão importantes aos países em desenvolvimento. [6]

Para Reis, a divulgação científica é uma atividade baseada no desejo e no dever de transmitir, em termos simples, de maneira ágil e objetiva, os princípios estabelecidos e as metodologias que a ciência emprega, com o objetivo de criar um ambiente de cultura científica para que o grande público cada vez mais se interesse pela ciência, apoie os investimentos no campo e participe ativa e democraticamente dos processos decisórios. [7] Segundo ele, o cidadão precisaria “entender para poder julgar, para poder apoiar sinceramente a própria ciência e o seu desenvolvimento, para poder distinguir entre a verdadeira ciência e a falsa ciência ou as mistificações da ciência”. [8]

Muitos jornalistas científicos frequentemente se vêem no papel de entusiastas da ciência e dos cientistas como estratégia de ênfase da importância da ciência para o desenvolvimento cultural e econômico de seus países. José Reis não foi diferente. Com atuação consistente ao longo de décadas, no entanto, é possível constatar que sua visão de divulgação científica sofreu alterações, desde a defesa de que se deveria mostrar uma boa imagem da ciência até a necessidade de discutir controvérsias científicas e implicações socioambientais.

Considerações Finais

Os 200 anos de independência nos convidam, entre outras, à reflexão sobre qual lugar queremos para a ciência em nossa sociedade. Independentemente das respostas que daremos, é inegável o papel central que a divulgação científica deve ocupar diante dos desafios do nosso tempo.

A trajetória de cientistas e divulgadores como Reis nos oferece um panorama das formas com as quais se buscou consolidar a cultura científica em nosso país ao longo do século XX. Conhecer e refletir sobre sua longa e consistente trajetória na divulgação científica no Brasil – e desafios enfrentados – é uma fonte de inspiração para dar novas respostas às novas perguntas que surgem a cada dia.

 

Capa: Com uma atuação eclética como cientista, gestor, divulgador e jornalista, José Reis participou da construção da ciência e da divulgação científica brasileiras.
(Imagem: Acervo José Reis/ Fiocruz. Disponível em: http://josereis.coc.fiocruz.br/vida-de-um-cientista-polivalente/)

Notas
[i] Convidamos à leitura da biografia de José Reis (MASSARANI, L.; BURLAMAQUI, M.; ALVES, J. P. José Reis: caixeiro-viajante da ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2018) e da coletânea José Reis: reflexões sobre a divulgação científica (MASSARANI, L., DIAS E. M. de S. José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/Casa de Oswaldo Cruz, 2018), que reúne alguns de seus principais textos sobre divulgação científica. O site <http://josereis.coc.fiocruz.br> também traz informações sobre Reis e seu acervo, sediado na Casa de Oswaldo Cruz, na Fundação Oswaldo Cruz. Para uma visão panorâmica sobre a história da divulgação científica no Brasil nestes últimos duzentos anos, pode ser consultado o artigo: MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online), v. 88, p. 1577-1595, 2016.

 

Referências Bibliográficas
[1] OLIVEIRA, F. de. Jornalismo Científico. São Paulo: Contexto, 2010, p.34.
[2] ESTEVES, B. Os cientistas vão à imprensa: divulgação científica nos jornais brasileiros (1945-1964). In: MASSARANI, L., JURBERG, C.; DE MEIS, L. (eds.). Um gesto ameno para acordar o país: a ciência no ‘Jornal do Commercio’ [1958-1962]. Rio de Janeiro: Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz, p. 13-23, 2011.
[3] REIS, J. Para que serve a divulgação científica: reflexões inspiradas por trinta anos nessa atividade (1978). In: MASSARANI, L., DIAS, E. M. de S. José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/Casa de Oswaldo Cruz, 2018, p.85.
[4] MOTTA, R. P. S. A ditadura nas universidades: repressão, modernização e acomodação. Ciência e Cultura, v.66, n.4, 2014, p.21.
[5] MOREIRA, I. de C. A ciência, a ditadura e os físicos. Ciência & Cultura, v.66, n.4, 2014.
[6] REIS, J. Por que a migração de cérebros, e como evitá-la? São Paulo: Folha de São Paulo, 19 de jul. 1970, 6º caderno, p.57.
[7] MASSARANI, L.; ALVES, J. P. A visão de Divulgação Científica de José Reis. Ciência & Cultura, v.71, n.1, 2019.
[8] REIS, J. Divulgação científica, Anhembi (1962). In: MASSARANI, L., DIAS, E. M. de S. José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/Casa de Oswaldo Cruz, 2018.

MASSARANI, Luisa  e  MAGALHAES, Danilo. A atuação de José Reis (1907-2002) no Brasil: ciência e divulgação científica nos trilhos do desenvolvimento nacional. Cienc. Cult. [online]. 2022, vol.74, n.3 [citado  2023-09-01], pp.1-4. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000300010&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0009-6725.  http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20220047.
Luisa Massarani

Luisa Massarani

Luisa Massarani é coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e pesquisadora da Fiocruz. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade, membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology e coordenadora de SciDev.Net para América Latina e Caribe.
Luisa Massarani é coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e pesquisadora da Fiocruz. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade, membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology e coordenadora de SciDev.Net para América Latina e Caribe.
Danilo Magalhães é doutorando do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados