C&C 3 edicao - editorial - 200 anos de ciencia no Brasil - capa2

200 anos de ciência e tecnologia no Brasil

A ciência e tecnologia no país tem uma longa história de conquistas e insucessos, e também de lutas e desafios. Confira editorial da terceira edição da revista Ciência & Cultura

 

Em 2022 completam-se 200 anos da declaração de Independência do Brasil em relação a Portugal. Em 2023, comemoram-se batalhas e eventos importantes ocorridos no Piauí, Bahia, Maranhão, Ceará, Pará e em outros Estados para a garantia da Independência e da unidade da nova nação. Diversas instituições e entidades da sociedade civil têm organizado atividades comemorativas e de reflexão sobre estes importantes eventos históricos, possibilitando que o estudo do passado e a análise do presente possam conduzir à construção de um país melhor, menos desigual e mais avançado social, ambiental, científica, educacional e economicamente. A revista Ciência e Cultura dedica, em 2022, três de seus quatro números a esse tema. Este terceiro número da revista é voltado para a história da ciência e tecnologia no Brasil, neste período bicentenário ainda muito limitado pelas diversas dependências da nova nação. Nele, a ciência e tecnologia se desenvolveu em meio a muitas dificuldades e obstáculos, com um percurso tortuoso, porém importante de ser lembrado e analisado.

A ciência é, antes de tudo, uma construção coletiva, feita por pessoas, grupos de pesquisa e instituições. Os atores da ciência são um elemento essencial na construção do conhecimento científico. Assim também o são as instituições científicas e universidades. Os ritmos, obstáculos e avanços da ciência respondem também a interesses sociais e econômicos e às políticas executadas.

Figura 1. Um dos primeiros cientistas brasileiros, patrono da Independência e defensor da criação de universidade no Brasil, foi José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838)
(Reprodução)

 

A história da ciência no Brasil começa de maneira mais efetiva, embora de forma ainda muito limitada, nas primeiras décadas do século XIX, com a chegada da corte portuguesa. Desde o século XVI aconteceram atividades relacionadas à ciência no Brasil, como viagens exploratórias, descrições sobre a natureza e sobre os povos indígenas e observações astronômicas. No entanto, tratava-se, em geral, de ações isoladas e sem maior preocupação com a geração sistemática de conhecimentos. No final do século XVIII houve a tentativa de criação das primeiras academias ou sociedades ligadas à ciência, mas elas foram rapidamente coibidas.

A transferência da corte para o Rio de Janeiro, em 1808, possibilitou a criação das primeiras instituições científicas do país, como o Jardim Botânico e o Museu Real, e o surgimento de escolas de formação superior como a Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Esse foi apenas um dos pontos de partida da longa história da ciência no país, marcada por conquistas e lutas, e também por muitas deficiências, lacunas e tropeços. Nesses 200 anos, a ciência brasileira se desenvolveu a avançou significativamente, ocupando hoje a 13.ª posição em publicações científicas no mundo e alcançando impactos importantes para a sociedade local, tanto na economia (como na agricultura e na exploração mineral e do petróleo) quanto na melhoria da qualidade de vida da população (como na saúde pública, apesar da ausência de políticas continuadas e consistentes e de recursos adequados). A criação das primeiras agências de fomento, o crescimento da pós-graduação e a expansão de universidades públicas e instituições científicas nas últimas décadas tiveram papel fundamental nesse processo.

 

“O Brasil tem recursos naturais em abundância e uma população jovem com potencial grande para superar crises, e a ciência é um instrumento fundamental na construção de um projeto diverso para um novo Brasil.”

 

Nos últimos anos, os recursos para ciência vêm sofrendo uma série de cortes drásticos que comprometem seriamente o funcionamento do sistema nacional de CT&I, além de frequentes posturas negacionistas de diversas autoridades governamentais e de ameaças à liberdade de pesquisa. As entidades científicas, em particular a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vêm se mobilizando continuamente para alertar às autoridades, aos parlamentares e à sociedade em geral sobre os riscos desses cortes, que ameaçam a sobrevivência da ciência brasileira, comprometem a possibilidade de recuperação econômica e geram evasão de muitos jovens qualificados.

A CT&I é essencial para a recuperação do país, imerso em grave crise, tanto econômica quanto socialmente. Nesse momento também de crise mundial, em que vivemos sérios problemas sanitários, ambientais, sociais, econômicos e de preservação da paz em escala planetária, valorizar a ciência e seu potencial para a humanidade se torna ainda mais importante. Por isso este número da revista Ciência & Cultura dedica-se a comemorar, explorar e analisar os 200 anos da ciência e tecnologia no Brasil. Temos, sim, muito o que comemorar. Mas ainda há muito a ser feito, como aprimorar a qualidade da pesquisa produzida, conectá-la mais com a inovação tecnológica e a inovação social, ampliar sua inserção internacional, e fazer com que ela tenha um impacto bem mais relevante no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Figura 2. Comunidade científica e sociedade civil se unem em marchas pela ciência em apoio à pesquisa científica no Brasil e contra os retrocessos no setor
(Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Reprodução)

 

Muitos atores e muitas instituições fizeram e fazem a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil. Pessoas de todos os matizes, regiões, etnias e gêneros, classes sociais e áreas do conhecimento. Essas faces superaram inúmeras dificuldades, a ausência de estímulo, a falta de recursos, perseguições e restrições diversas ao longo do tempo. Historicamente, essa diversidade esteve e ainda está muito longe de ser equitativa. Restrições de muitas ordens cercearam fortemente a participação de mulheres, negros, pobres e segmentos sociais diversos nas oportunidades e ações na educação e na ciência e tecnologia.

Neste número, espalhado em três blocos ao longo de três meses, estão artigos, reportagens, textos de opinião, vídeos e podcasts que abordam temas importantes destes dois séculos de presença da ciência na terra brasilis. É um conteúdo rico, escorado nos trabalhos de diversos pesquisadores qualificados, mas que certamente cobre uma dimensão ainda muito diminuta da vastidão da história da ciência no Brasil e das contribuições legadas por ela à sociedade e ao País. Buscamos recuperar também as contribuições, para a geração de conhecimentos, provenientes das populações originárias, dos colonizadores, dos escravizados, dos imigrantes, em suma, das pessoas que por aqui passaram e viveram nesses dois séculos.

 

“A ciência é, antes de tudo, uma construção coletiva, feita por pessoas, grupos de pesquisa e instituições. Os atores da ciência são um elemento essencial na construção do conhecimento científico.”

 

A trajetória histórica do Brasil, como nação independente, deve ser explorada, analisada e divulgada em todos os seus aspectos e para toda a população, e com a participação dessa. O resgate das histórias específicas, como esta da ciência e tecnologia, articuladas com a história social mais ampla, é fundamental para rememorar adequadamente esse processo de construção das histórias passadas, que moldam o presente, e para abrir perspectivas rumo às variadas independências necessárias ao país.

 

Imagem de capa: Muitos atores e muitas instituições fizeram e fazem a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil
(Reunião Anual da SBPC em 1977. Acervo SBPC. Reprodução)

MOREIRA, Ildeu de Castro. 200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: atores e instituições, percalços e avanços. A ciência e tecnologia no país tem uma longa história de conquistas e insucessos, e também de lutas e desafios. Cienc. Cult. [online]. 2022, vol.74, n.3 [citado  2023-09-01], pp.1-4. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000300001&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0009-6725.  http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20220038.
Ildeu de Castro Moreira

Ildeu de Castro Moreira

Ildeu de Castro Moreira é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. É presidente de honra da SBPC, membro do Conselho Editorial de Ciência & Cultura.
Ildeu de Castro Moreira é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. É presidente de honra da SBPC, membro do Conselho Editorial de Ciência & Cultura.
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados