A atividade, por ocasião do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”, será realizada no dia 6 de outubro, das 14h às 19h, no Auditório Profª Drª Ieda M. L. Maugeri da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realiza na próxima segunda-feira, 6 de outubro, o evento “Democracia, ciência e soberania”, por ocasião do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”. A data, celebrada em 5 de outubro – dia em que foi promulgada a Constituição de 1988 –, é uma oportunidade de reflexão sobre o período da ditadura militar e a importância da liberdade em contraste com o autoritarismo. O evento será realizado no Auditório Profª Drª Ieda M. L. Maugeri da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), das 14h às 19h.
Em 2023, a SBPC, com o apoio de cerca de 100 instituições científicas e associações da sociedade civil, propôs a criação de uma data dedicada à luta pela democracia brasileira, para refletir sobre sua importância e seu papel na construção de um país livre, soberano e desenvolvido. A proposição dessa data foi inspirada no “Día Nacional de la Memoria por la Verdad y la Justicia” da Argentina.
Na Argentina, desde o fim da ditadura militar a própria sociedade inverteu o sentido do dia do golpe, que se deu em 24 de março de 1976, e propôs a comemoração de um dia nacional pela verdade e justiça. Em 1988, a data foi fixada por lei pelo presidente Carlos Menem e, em 2006, o presidente Néstor Kirschner a transformou em feriado.
Veja abaixo a programação preliminar:
DEMOCRACIA, CIÊNCIA E SOBERANIA
Coordenação: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
Data: 6 de outubro de 2025 (Segunda-feira) Local: Auditório Profª Drª Ieda M. L. Maugeri
Rua Sena Madureira, 1500 – térreo – Vila Clementino São Paulo/SP
Programação Preliminar
14h00 – Abertura
Palestra inaugural: Justiça sob ataque: até onde resiste a democracia?
15h00 – 16h30 – Mesa-redonda 1
Democracia em risco? Ciência, Autoritarismo e Soberania
Questão central: Que democracia queremos consolidar diante do avanço do extremismo e da corrosão institucional?
16h30 – 16h45 – Intervalo
16h45 – 18h15 – Mesa-redonda 2
Democracia e Modelo de Desenvolvimento: Ciência, Soberania e Inclusão
Questão central: Qual modelo de desenvolvimento pode sustentar uma democracia forte, justa e soberana no Brasil?
18h15 – Encerramento
Jornal da Ciência


