hands 2

O futuro que queremos para o país

Revista Ciência & Cultura retoma atividades discutindo o bicentenário da independência

Ser fonte essencial de informações e ideias que dão sentido a um mundo em constante transformação. Este é o objetivo da revista Ciência & Cultura, um dos mais antigos e emblemáticos veículos de divulgação científica e cultural brasileiros. Após um breve período de interrupção, a revista retoma suas atividades em 2022 – um ano igualmente emblemático, marcado por eleições presidenciais, Copa do Mundo, centenário da Semana de Arte Moderna e Bicentenário da Independência.

A revista foi criada em 1949, um ano depois da fundação da SBPC, visando ser uma publicação “aberta não apenas a cientistas, mas a todos os que se interessem pela ciência, por suas aplicações e pelas consequências destas”, conforme se lê na contracapa de sua primeira edição. Nesse sentido, sua finalidade é “como órgão que é da SBPC, servir de aproximação dos cientistas entre si, e destes com o público, entre todos desenvolvendo forte e indispensável sentimento de solidariedade e compreensão”, como registra seu primeiro editorial.

Setenta e três anos depois deste primeiro editorial, a revista está se modernizando para se tornar totalmente digital, possibilitando um maior engajamento com as diversas plataformas. Sua nova proposta pretende ampliar seu público leitor e seu impacto na sociedade brasileira, estimular uma maior proximidade e interação entre ciência e cultura, integrar a revista com as outras ações de comunicação da SBPC e buscar se constituir como ponto fundamental para a consolidação de uma rede ampla de divulgação científica.

 

“Discutir o Bicentenário é uma oportunidade única para olharmos para o passado, compreendermos o presente e pensarmos em perspectivas. E a ciência é imprescindível para apontar caminhos e soluções, rumo ao futuro que queremos para o país.”

 

Ao longo de suas mais de sete décadas, a publicação procurou se comunicar tanto com o grande público quanto com a comunidade científica e leitores especializados, tornando-se uma importante ferramenta para os debates contemporâneos. Assim, a revista Ciência & Cultura se consolidou como uma das publicações científicas mais relevantes do Brasil. Sua linha editorial visa contribuir para o debate dos grandes temas científicos da atualidade e atrair a atenção, principalmente das novas gerações de pesquisadores em formação, para uma reflexão continuada e sistemática sobre esses temas.

De publicação trimestral, a cada edição a revista escolhe um tema para abordá-lo do ponto de vista da ciência, cultura, arte e filosofia. Todos os meses, um novo capítulo é publicado, trazendo novos artigos, ensaios, reportagens jornalísticas, textos de opinião, vídeos, podcasts e muito mais. Para marcar sua volta à ativa, a primeira edição da revista aborda o Bicentenário da Independência. Seus textos discutem os diferentes significados da palavra independência e das festas cívicas que celebram a separação de Portugal, as diversas batalhas travadas em diferentes regiões, o papel das mulheres no processo da independência, a definição do território, as relações com Angola e outros países da América. Também entram em debate as grandes figuras e os populares, inclusive indígenas e escravizados, que foram fundamentais para tornar o Brasil independente, o papel dos pasquins, os desafios econômicos, a arte, a natureza e a culinária no pós-independência.

O tema traz a necessidade de reflexão sobre esse importante momento histórico, que ainda se faz objeto de reflexão na atualidade. A Independência do Brasil é um processo complexo, vivo e aberto. Discutir seu Bicentenário é uma oportunidade única para olharmos para o passado, compreendermos o presente e pensarmos em perspectivas. Mesmo em meio a um cenário adverso, ou justamente por isso, o momento é propício para debater as condições que geraram nosso presente para, assim, imaginar alternativas. E a ciência é imprescindível para apontar caminhos e soluções, rumo ao futuro que queremos para o país

Chris Bueno

Chris Bueno

Chris Bueno é jornalista, escritora, divulgadora de ciências, editora-executiva da revista Ciência & Cultura, e mãe apaixonada por escrever (especialmente sobre ciência).
Chris Bueno é jornalista, escritora, divulgadora de ciências, editora-executiva da revista Ciência & Cultura, e mãe apaixonada por escrever (especialmente sobre ciência).
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados