woman

O teto de vidro da ciência

Estudo global mostra que estereótipos de gênero impedem que meninas e mulheres avancem em suas carreiras cientificas

Um teto de vidro impedindo a ascensão a posições de poder ou cargos mais altos. É assim que milhares de mulheres ao redor do mundo se sentem quando são impedidas de avançar em suas carreiras simplesmente porque são mulheres. E isso não é diferente na ciência: apesar da representatividade feminina estar aumentando cada vez mais, ainda persistem estereótipos de gênero e barreiras discriminatórias.

Isso é o que aponta o estudo recentemente publicado na revista Science Advances, com base nos resultados do International Student Assessment (PISA) de 2018, que envolveu 500.000 estudantes de 72 países ao redor do mundo. O PISA é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o estudo, mesmo em regiões onde há grande avanço nas políticas de gênero, persistem estereótipos que retratam os homens como mais brilhantes e talentosos do que as mulheres, levando meninos e meninas a desenvolverem determinadas atitudes e preferências. A pesquisa ainda revela que os estereótipos são mais fortes entre estudantes de alto desempenho e em países mais desenvolvidos ou com igualdade de gênero.

Estereótipos na ciência

Embora na América Latina e no Caribe as mulheres representem 45% de todos os pesquisadores, elas continuam sendo minoria nas disciplinas acadêmicas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além disso, as posições hierárquicas são majoritariamente ocupadas por homens e isso se deve em parte ao tipo de evolução dos sistemas científicos e tecnológicos de cada país.

Além disso, várias pesquisas indicam que as mulheres muitas vezes sentem que “não pertencem” às ciências, o que pode encorajá-las a migrar para outras áreas. Segundo dados da ONU, as mulheres geralmente recebem bolsas de pesquisa menores do que seus colegas homens e, embora representem 33,3% de todos os pesquisadores no mundo, apenas 12% dos membros das academias nacionais de ciências são mulheres.

O estudo concluiu que esses estereótipos devem ser considerados como uma possível explicação para o teto de vidro e que para banir o mito do “brilho masculino” é preciso transmitir a ideia de que o talento se constrói por meio do aprendizado e que ele não é inato ou imutável.

Acesse ao estudo na revista Science Advances

 

Imagem por Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados