Mostra comemora o bicentenário por meio da participação de Minas Gerais
A partir das 16h desta terça-feira (20), o Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de BH, recebe a exposição gratuita “Libertas Quae Sera Tamen: Percursos Históricos & Imaginários”, que celebra o bicentenário da Independência do Brasil por meio da participação de Minas Gerais no evento histórico.
Ao todo, 43 peças fazem da mostra, dentre elas, moedas, bandeiras, documentos históricos e fardas, como a usada por Tiradentes durante a Inconfidência Mineira. Além disso, a exposição conta com trabalhos dos artistas contemporâneos Randolpho Lamonier e Ártemis Garrido.
A mostra explora três marcos temporais da Independência do Brasil: os anos de 1822, 1922 e 2022. O primeiro eixo expográfico remete ao processo que culminou com a proclamação da Independência, bem como as mudanças ocorridas após a ruptura com Portugal. O segundo explora o marco do centenário da data emancipatória. Já o terceiro eixo discute os aspectos inerentes à ruptura com o império português e seus reflexos na contemporaneidade.
A exibição vai ocupar no Palácio da Liberdade o saguão, o hall da escada, o Salão de Honra, o Salão do Couro, as Salas da lateral esquerda, o Salão de Banquetes e o Salão do Almoço.
Os visitantes podem conferir as obras e apresentações aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Os ingressos devem ser retirados sempre às quintas na página da Appa – Arte e Cultura (coprodutora do evento) no site da Sympla.
Com informações da Fundação Clóvis Salgado (Governo de Minas Gerais)