sbpc escola

SBPC vai à Escola: evento intercultural discute direitos indígenas, educação e violência

Atividades no Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), contaram com a participação de universitários indígenas, professores da UFBA e da diretora da SBPC, Miriam Grossi

 

Direitos indígenas e violência doméstica foram temas de oficina no primeiro dia da Feira de Ciências do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), realizado entre 26 e 27 de outubro. Com o tema “Ãbakahay Upâ Arupãb Pataxó: memórias da educação Pataxó” o evento tem apoio do programa SBPC vai à Escola da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e do PET – Comunidades Indígenas, programa de Educação Tutorial voltado para as comunidades indígenas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O evento tem sido muito estimulante e é uma ótima oportunidade de troca de experiências”, conta Thays Pataxó, graduanda indígena da UFBA que ministrou a oficina sobre violência doméstica com Miriam Grossi, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretora da SBPC.

Durante a oficina foram apresentadas algumas histórias fictícias para que os alunos identificassem atitudes violentas. “Foi gratificante observar o interesse deles. Conseguimos fazer com que também percebessem algumas violências domésticas em suas vidas, em torno de si”. Para finalizar a oficina, Thays, que estudou no colégio, conta que um professor de jiu jitsu ensinou alguns golpes de defesa pessoal para os cerca de 100 alunos.

Outra atividade desenvolvida pelo programa SBPC foi à Escola discutiu direitos indígenas. Aktxawã Pataxó ministrou a oficina, que tinha como objetivo chamar a atenção para questões de território, das línguas, entre outros pontos. “Foi bem proveitoso, porque conseguimos envolver os alunos. Fizemos uma espécie de gincana com duas turmas concorrendo, o que motivou a participação”, conta ele, que também é ex-aluno do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha e hoje cursa Gastronomia na UFBA.

Miriam Grossi destaca a participação na realização das atividades de 14 universitários que foram alunos do Colégio. “Além de estimular o interesse pela ciência, a atividade tem como objetivo incentivar que os alunos continuem estudando, a exemplo desses 14 estudantes que já estiveram bem ali, na mesma escola, e agora seguiram para a universidade”, conta.

Após dois anos realizada em formato virtual, a Feira é retomada de forma presencial com ‘memórias’, com o objetivo de recuperar o passado e as conquistas da escola que nasceu em 2015. “Aqui podemos perceber também que a cultura indígena não está desconectada do mundo moderno’”, comenta Grossi.

“Não deixamos de olhar para trás. Tudo que sabemos e conquistamos foi por causa dos indígenas que vieram antes de nós, e isso é muito importante para nossa cultura”, acrescenta Akbxawã. “Na cultura e na ciência indígena todo o conhecimento só faz sentido se ele for coletivo. Por isso, esta edição sobre memórias é gratificante. Ciência indígena é memória”, conclui Thays.

Evento promove experiência intercultural

No segundo dia e último dia da Feira de Ciências do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), o programa SBPC vai à Escola promoveu uma experiência intercultural ao levar estudantes por um passeio na Aldeia Reserva da Jaqueira.

Os alunos visitaram diversas instalações, dentre elas, a Casa do Museu Pataxó, e conversaram com o cacique da aldeia.

Maria do Rosário de Carvalho, professora titular da UFBA, conta que a Reserva da Jaqueira foi criada na década de 90, mas que os Pataxós sempre estiveram na região. Hoje a Reserva ocupa 827 hectares de Mata Atlântica preservada onde vivem 34 famílias ainda mantendo alguns costumes milenares do povo Pataxó. “Eles estão vivendo em uma área preservada e conquistada”, diz.

Além da Casa do Museu Pataxó, a área conta com lojas que divulgam o artesanato dos povos e uma escola do ensino básico. “O turismo da região, além de divulgar a cultura do Povo Pataxó, é uma maneira de assegurar a reprodução social desse povo, tanto que a Reserva da Jaqueira comercializa produtos de outras aldeias”, explica Grossi.

Felipe Fernandes, responsável pelo programa SBPC vai à Escola da região, ressalta a importância do projeto para promover a divulgação científica. “Submetemos o projeto com o objetivo de contemplar atividades relativas ao Bicentenário da Independência, e a ciência indígena não poderia ficar de fora por tudo que representa”, comenta. “Tivemos muitos apoios para a realização da atividade, mas o programa foi a coluna vertebral para sua execução”.

Confira as imagens do evento:

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados