seca

Secas e inundações: Documento da Organização Meteorológica Mundial mostra cenário preocupante

Entidade aponta que três anos seguidos do fenômeno La Niña prolongaram situações extremas pelo mundo

 

O fenômeno La Niña durará três invernos consecutivos pela primeira vez neste século. Associado a um contexto de mudanças climáticas causada pela ação humana, isso vem contribuindo para agravar e prolongar situações extremas pelo mundo, de acordo com novo estudo da Organização Meteorológica Mundial (OMM). A entidade também publicou um relatório sobre a disponibilidade e fluxo da água em 2021. O documento mostra que cerca de 3,6 bilhões de pessoas têm acesso inadequado à água pelo menos um mês por ano. Este número deve chegar a mais de 5 bilhões em 2025. Os dois documentos foram lançados esta semana.

La Niña é normalmente associado a um clima mais frio do que o normal em todo o mundo, e deve durar até fevereiro ou março de 2023, final do inverno no Hemisfério Norte. O fenômeno geralmente tem efeitos opostos no clima aos do El Niño. Segundo a OMM, o La Niña continuará afetando os padrões de temperatura e precipitação e exacerbando secas e inundações em diferentes partes do mundo.

Conforme a OMM, as condições climáticas foram mais secas do que o normal este ano na Patagônia, América do Sul e sudoeste da América do Norte, assim como no leste da África. O Chifre da África sofre atualmente a seca mais longa e severa da história recente, preocupando a comunidade internacional. Por outro lado, o sul da África, norte da América do Sul, no continente marítimo e no leste da Austrália foi mais úmido do que o normal. Chuvas de monção mais intensas e mais longas no sudeste asiático estão associadas ao La Niña. O Paquistão, por exemplo, experimentou chuvas arrasadoras em julho e agosto.

 

Crise hídrica

Em seu primeiro Relatório Global sobre Recursos Hídricos, a entidade aponta que o mundo esteve mais seco do que o normal em 2021, impactando economias, ecossistemas e a vida da população. O documento “Estado dos Recursos Hídricos Globais 2021” fornece uma visão concisa da disponibilidade de água em diferentes partes do mundo.

Entre as áreas consideradas excepcionalmente secas estão a região do Rio da Prata, na América do Sul, afetada por uma estiagem persistente desde 2019. Na África, grandes rios como o Níger, Volta, Nilo e Congo tiveram fluxo de água abaixo da média em 2021. A mesma tendência foi observada em rios em partes da Rússia, Sibéria Ocidental e na Ásia Central. Por outro lado, houve volumes de rios acima do normal em algumas bacias da América do Norte, no norte da Amazônia e na África do Sul, assim como na bacia do rio Amur, na China, e no norte da Índia.

A área da bacia amazônica sofreu tanto inundações como secas em 2021. Durante a enchente, o nível da água na estação de Manaus no Brasil estava acima do limite, quebrando o recorde da cheia anterior de 2012.

O relatório destaca um problema básico: a falta de dados hidrológicos verificados acessíveis. Com uma nova política, a OMM quer acelerar a disponibilidade e o compartilhamento dessas informações, incluindo descargas fluviais e informações sobre bacias hidrográficas transfronteiriças.

A recente Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP27, no Egito, pediu aos governos que integrem ainda mais a água nos esforços de adaptação. Foi a primeira vez que a água foi mencionada em um documento final da COP em reconhecimento à sua importância.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que tudo indica que os últimos oito anos sejam os mais quentes já registrados, com uma aceleração do aumento do nível do mar e do aquecimento dos oceanos. Segundo ele, a continuidade do La Niña prolonga as condições de seca e inundação nas regiões afetadas. “Os impactos das mudanças climáticas são frequentemente sentidos através da água, secas mais intensas e frequentes, inundações mais extremas, chuvas sazonais mais fortes e derretimento acelerado das geleiras, com efeitos em cascata nas economias, ecossistemas e todos os aspectos de nossas vidas diárias”, afirmou, no lançamento do relatório.

Com informações de ONU News

 

Capa. Mike Erskine | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados