planalto

SBPC entrega a GT de transição em CT&I propostas urgentes para o setor nos primeiros 100 dias do novo governo

Diretores da SBPC foram convidados pelo Grupo de Transição para encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro

 

REUNIÃO DA SBPC COM O GT DE TRANSIÇÃO EM CT&I

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi convidada pelo GT do governo de transição relativo à Ciência, Tecnologia e Inovação (de novo no singular) para apresentar as medidas mais urgentes para o setor a serem tomadas nos primeiros 100 dias da nova gestão federal, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro. O encontro foi presidido pelo ex-ministro de C&T e presidente de honra da SBPC, Sergio Rezende, e a entidade foi representada pelo presidente Renato Janine Ribeiro, os dois vice-presidentes Fernanda Sobral e Paulo Artaxo, e pela secretária Francilene Garcia.

Na ocasião, o professor Sergio Rezende expôs as principais medidas que estão sendo propostas pelo GT, com as quais temos ampla convergência, dado que montam à retomada da valorização da Ciência, Tecnologia e inovação, após um período de negacionismo e de descaso com o conhecimento rigoroso.

O documento apresentado pela SBPC é o que segue. Some-se a ele apenas uma recomendação oral, do presidente da SBPC, no sentido de que os cientistas que em 2021 recusaram a Ordem Nacional do Mérito Científico, ou que tiveram sua comenda cassada após a concessão por serem defensores das vacinas contra a covid-19 ou contrários ao uso de cloroquina para tratá-la, tenham as medalhas concedidas, em reconhecimento à sua dignidade.

O documento da SBPC é este:

PAUTA DA SBPC PARA O GT DE CTI DE TRANSIÇÃO PARA O GOVERNO LULA-ALCKMIN

MEDIDAS URGENTES (OS “100 DIAS”)

  1. Repactuação do orçamento do MCTI, com destaques: pronto reajuste das bolsas de todos os níveis, em especial as atribuídas por entidades do próprio Ministério, mas também da CAPES (embora esta pertença a outro ministério), segundo a inflação desde o último reajuste (em 2013); retomada dos investimentos em pesquisa básica e de investimentos estratégicos (repatriação de jovens cientistas; estruturação de programas de fixação de doutores; investimentos na infraestrutura de pesquisas feitas de acordo com a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia);  cumprimento dos repasses junto às UPs; etc.
    O orçamento do MCTI deve ser suficiente para ele não precisar ser complementado mediante a retirada de recursos do FNDCT.
  2. Recomposição do orçamento do FNDCT, com a revogação da MP 1136, a “MP Anticiência”, sem uso do Fundo para encomendas do Governo e sem contingenciamentos ou bloqueio de qualquer natureza, garantido o porcentual mínimo de 85% para o não-reembolsável;
  3. Recomposição do orçamento e dos quadros das unidades vinculadas ao MCTI, várias das quais estão muito desfalcadas e até com perspectiva de fechamento, sem pessoal qualificado, haja vista as aposentadorias e a falta de concursos;
  4. Retomada do CCT, como principal fórum político para construção da política de estado de CT&I, em sintonia com a retomada de crescimento inclusivo e sustentável do país.
  5. Definição de claras prioridades no orçamento, seguindo o previsto na Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia, e outras que tenham a mesma urgência.
  6. Preparação de uma nova Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, para o segundo semestre de 2023 ou o primeiro de 2024;
  7. Proposição ao Congresso de um Projeto de Lei regulamentando Sistema Nacional de CTI, bem como edição pelo Poder Executivo de um decreto sobre a Política Nacional de CTI.
  8. Adoção de medidas para reduzir a desigualdade racial e de gênero no sistema de C&T, em todas as áreas.
  9. Aumento do número de bolsas do CNPq, bem como da CAPES, até o 2º semestre de 2023;
  10. Início de estudos para viabilizar a concessão, ao longo do mandato presidencial, de direitos previdenciários a estudantes de pós-graduação que tenham concluído sua dissertação ou tese, devidamente aprovadas. (A exemplo do que acontece com os alunos de colégios militares, que contam o tempo de “estudo” para aposentadoria).

Finalmente, pedimos ao GT que facilite nosso diálogo com os demais GTs. Já enviamos propostas aos de Educação e de Meio Ambiente, porém não tivemos retorno.

Renato Janine Ribeiro

Presidente da SBPC

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados