biodiversidade

COP15 busca acordo histórico para conter perda de biodiversidade

Conhecida como COP da Biodiversidade, encontro reúne chefes de Estado e governo de todo o mundo esta semana no Canadá

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursa na Conferência de Biodiversidade da ONU, COP15, aberta nesta terça-feira (06) em Montreal, no Canadá.

A primeira parte da COP15 ocorreu em Kunming, na China, em outubro do ano passado, e desta vez, a agenda inclui a continuação de negociações para a adoção de um Quadro de Biodiversidade Global pós-2020.

 

Mulheres, jovens e indígenas

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) explica que governos de todo o mundo devem traçar um novo conjunto de metas e objetivos que vão guiar a ação global sobre a natureza até 2030.

A COP15 quer alcançar um acordo histórico para deter e reverter a perda da natureza, no mesmo nível do Acordo de Paris sobre o Clima, de 2015. O que for adotado em Montreal será essencialmente um plano global para salvar a biodiversidade em declínio do planeta.

 

COP27 e COP15: qual a diferença?

Embora pareça semelhante à COP27, a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, ambos os eventos se concentram em questões diferentes, mas relacionadas.

A COP27 abordou ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e para se adaptar a essas mudanças. Já a COP15 tem a natureza como foco, por meio da Convenção sobre Diversidade Biológica, um tratado adotado para a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica e questões relacionadas.

A COP da biodiversidade ocorre a cada dois anos e esta edição é particularmente importante, já que deve ser adotado um novo quadro global de biodiversidade. O acordo será o primeiro desse tipo adotado desde os Objetivos de Biodiversidade de Aichi, em 2010.

Na COP10 em Nagoya, no Japão, os governos se propuseram a cumprir os 20 Objetivos de Biodiversidade de Aichi até 2020, incluindo que a perda de habitats naturais seria reduzida pela metade e que os planos para consumo e produção sustentáveis seriam implementados.

De acordo com um relatório de 2020, nenhuma dessas metas foi totalmente atingida. Os 196 países participantes ratificaram a Convenção sobre Diversidade Biológica, e 196 nações precisarão adotar a estrutura nesta reunião em Montreal.

 

Por que a conferência deste ano é tão importante?

O Pnuma destaca que enfrentar a perda da biodiversidade nunca foi tão urgente. O planeta está passando por um perigoso declínio da natureza como resultado da atividade humana. Está experimentando a maior perda de espécies desde os dinossauros. Um milhão de espécies vegetais e animais estão agora ameaçadas de extinção.

A existência da humanidade depende de ter ar puro, alimentos e um clima habitável, todos eles regulados pelo mundo natural. Um planeta saudável é também um precursor de economias resilientes.

 

Impacto da perda de diversidade

Mais da metade do PIB global, o equivalente a US$ 41,7 trilhões, depende de ecossistemas saudáveis.

Bilhões de pessoas, em nações desenvolvidas e em desenvolvimento, se beneficiam diariamente da natureza e produtos que ela proporciona, incluindo alimentos, energia, materiais, medicamentos, recreação e muitas outras contribuições vitais para o bem-estar humano.

Ecossistemas saudáveis também são fundamentais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e limitar o aquecimento global a 1.5°C, no entanto, é provável que a mudança climática se torne um dos maiores motores da perda de biodiversidade até o final do século.

 

Engajamento de todos os setores

O Pnuma alerta para a importância de soluções que englobem toda a sociedade, desde o setor financeiro e empresarial, bem como governos, ONGs e sociedade civil.

A participação dos povos indígenas e comunidades locais nos processos decisórios relacionados à natureza, e o reconhecimento de seus direitos à terra, são especialmente importantes.

Na COP15, será necessário chegar a acordos sobre finanças, incluindo quanto as nações ricas apoiarão os países em desenvolvimento para financiar a conservação da biodiversidade, bem como sobre acesso e compartilhamento de benefícios, especificamente quando se trata do uso de dados derivados de recursos genéticos.

 

Interromper o declínio do mundo natural

Acesso e compartilhamento de benefícios se referem à forma como os recursos genéticos podem ser acessados e como os benefícios resultantes desse uso são compartilhados entre usuários, como empresas de biotecnologia, e fornecedores, países e comunidades ricas em biodiversidade.

Esta questão é central para garantir que todos sejam capazes de se beneficiar dos recursos da natureza, não apenas um número limitado de corporações, particularmente no Hemisfério Norte.

Para o Pnuma, dado o papel crucial que os ecossistemas saudáveis desempenham em todos os aspectos da humanidade, é vital que se chegue a um acordo em Montreal e que o declínio no mundo natural seja interrompido.

Com informações do Pnuma Brasil e da Onu News

 

(Capa: Marcos Paulo Prado | Unsplash.com)
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados