health

Dia Internacional de Cobertura Universal de Saúde: OMS ressalta cuidados primários

Milhões de pessoas seguem precisando de tratamento e de maiores investimentos no setor.

 

As Nações Unidas (ONU) marcou o Dia Internacional sobre Cobertura Universal de Saúde, comemorado no dia 12 de dezembro, conclamando a governos de todo o mundo que façam “investimentos inteligentes” no setor.  A pandemia de Covid-19 mostrou que o cuidado universal de saúde e a segurança na área estão interconectados para proteger a todos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que um sistema de saúde é bem-sucedido quando ele funciona para cada cidadão.

Em 2012, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução pedindo a todos os países para acelerar o alcance da cobertura universal de saúde (UHC na sigla em inglês). Pela proposta, todos em qualquer lugar, têm o direito de receber cuidados de saúde de qualidade a um preço acessível.

Cinco anos depois, em 2017, a Assembleia proclamou 12 de dezembro com o Dia Internacional de Cobertura Universal de Saúde. A data também quer aumentar a conscientização para a urgência de sistemas de saúde fortes e resilientes.

 

Saúde de qualidade e a um preço acessível

Em todo o mundo, milhões de pessoas precisam de serviços de saúde que não podem acessar. A OMS quer que os líderes internacionais façam maiores investimentos em saúde, encorajando vários grupos a ajudarem o mundo a alcançar a cobertura universal até 2030.

O acesso equitativo à saúde deve priorizar mulheres, crianças, adolescentes e os mais vulneráveis porque são eles os que mais enfrentam as maiores barreiras aos cuidados essenciais de saúde.

Com informações da ONU News

 

Capa: CDC | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados