girls in science

Meninas e mulheres trazem criatividades e inovação para a ciência

Dia Internacional busca quebrar estereótipos e conscientizar sobre igualdade de gênero e diversidade na CT&I

 

Trazer mulheres e outros grupos marginalizados para a ciência e a tecnologia resulta em soluções mais criativas e com maior potencial para inovações que atendam às necessidades das mulheres e promovam a igualdade de gênero. Sua falta de inclusão, por outro lado, traz custos enormes – econômicos e sociais. Isso é o que ressalta a Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado 11 de fevereiro.

Globalmente, apenas 33% dos pesquisadores são mulheres, recebem menos financiamento para pesquisa do que os homens e têm menos probabilidade de serem promovidas, segundo levantamento da Unesco. No Brasil, a proporção é ainda menor: as mulheres ocupam apenas 14% das posições na Academia Brasileira de Ciências. Desde que o Nobel foi criado, em 1901, o prêmio foi concedido a mais de 622 pessoas nas áreas de ciências, mas apenas 22 dos vencedores foram mulheres.

Também no setor privado, as mulheres estão menos presentes na liderança da empresa e em cargos técnicos nas indústrias de tecnologia. As mulheres representam apenas 22% dos profissionais que trabalham em inteligência artificial e 28% dos graduados em engenharia.

 

Exclusão digital

Segundo o Relatório Anual 2022 da ONU Mulheres, a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou US$ 1 trilhão do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década — uma perda que crescerá para US$ 1,5 trilhão até 2025 se não houver nenhuma ação a respeito.

A agência aponta que uma abordagem sensível ao gênero para inovação, tecnologia e educação digital pode aumentar a conscientização de mulheres e meninas sobre seus direitos e engajamento cívico. Os avanços na tecnologia digital oferecem imensas oportunidades para enfrentar os desafios humanitários e de desenvolvimento e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Infelizmente, as oportunidades da revolução digital também representam um risco de perpetuar os padrões existentes de desigualdade de gênero. A necessidade de tecnologia inclusiva e transformadora e educação digital é, portanto, crucial para um futuro sustentável.

 

Prêmio Carolina Bori

Para comemorar a data, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima sexta-feira, 10 de fevereiro, a cerimônia presencial de entrega do 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, dedicada nesta edição às “Meninas na Ciência”. A cerimônia será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 15h.

A premiação recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdivida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde (126), Engenharias, Exatas e Ciências da Terra (103) e Humanidades (91).

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País e da América do Sul.

Veja aqui a lista das finalistas.

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados