C&C 1E23 - reportagem - A ciência da reconstrução nacional - capa site

A ciência da reconstrução nacional

Como a CT&I pode contribuir com os problemas enfrentados no Brasil hoje?

 

O país enfrenta muitos problemas sociais e econômicos e o caminho para superá-los passa invariavelmente pela universidade. É no ambiente acadêmico que se investiga os problemas sociais, econômicos e políticos de um país, gerando dados e informações que possam orientar políticas públicas e privadas. Além disso, a universidade é responsável pela formação de profissionais qualificados, que podem atuar nas áreas da saúde, educação, engenharia e tecnologia, propondo soluções para problemas complexos.

Para que a universidade possa desempenhar bem todos esses papéis, é fundamental que sejam garantidos autonomia e recursos adequados. Nos últimos anos, o governo federal tomou iniciativas na direção oposta, promovendo duros ataques às instituições de pesquisa e aos pesquisadores brasileiros. Portanto, para a universidade contribuir com a reconstrução do país, talvez seja preciso reconstruí-la primeiro.

Maria Angélica Pedra Minhoto, professora do Departamento de Educação da Unifesp e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), avalia que foram muitos os golpes sofridos pela ciência no Brasil: “Para além do cenário de insuficiência de recursos públicos e privados para a pesquisa e a inovação, o baixíssimo investimento em conservação e ampliação de infraestrutura e a perda de cérebros, nos deparamos nesses últimos quatro anos com uma política deliberada de precarização e intervenção nas universidades públicas, atingindo a formação acadêmica, e, consequentemente, a formação de novos cientistas.”

 

“É no ambiente acadêmico que se investiga os problemas sociais, econômicos e políticos de um país, gerando dados e informações que possam orientar políticas públicas e privadas.”

 

A pesquisadora acredita que o desmonte da ciência nos últimos anos afetou o futuro do Brasil, direta e indiretamente, e, para o país recuperar a rota do desenvolvimento sustentável, a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) devem ser políticas de Estado: “É preciso destinar recursos orçamentários de forma estável e perene, investindo em competências científicas instaladas e em infraestrutura, identificando necessidades e novos setores potenciais, além de constituir democraticamente um Sistema Nacional de Educação articulado a um Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia”.

O Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCTI) foi instituído na Emenda Constitucional nº 85, de 2015, com a atribuição de organizar e distribuir as responsabilidades do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação entre os governos federal, estadual e municipal. A Emenda prevê a criação de uma lei federal para o estabelecimento de normas gerais, mas não houve movimentação para a criação da lei até agosto de 2022, quando o Ministério da Ciência, e Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu consulta pública sobre o SNCTI e a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa definir um conjunto de objetivos, princípios e diretrizes para o setor. A consulta pública terminou em outubro de 2022.

 

Uma agenda prioritária 

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos SoU_Ciência em outubro de 2021 apontou que “fome e pobreza” eram os maiores problemas do Brasil para 62,1% dos entrevistados. Hoje, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), 33 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar grave no país.

 

“O desmonte da ciência nos últimos anos afetou o futuro do Brasil, direta e indiretamente, e, para o país recuperar a rota do desenvolvimento sustentável, a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) devem ser políticas de Estado.”

 

A CT&I vem atuando no combate à fome do país em várias frentes. Dentre elas, destacam-se pesquisas na área da agricultura, voltadas à maior produtividade nas lavouras. Essas iniciativas, no entanto, precisam ser acompanhadas de políticas públicas que estabeleçam a ponte entre a universidade e a agricultura familiar, principal responsável pela produção de alimentos para o mercado interno. Luciana Vanni Gatti, pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) explica que os grandes produtores agrários brasileiros, donos de monoculturas voltadas à exportação, são parte do problema da fome do Brasil, não a solução. A destruição da vegetação promovida pelo agronegócio desregula o clima, provocando crises hídricas que terminam por aumentar o valor dos alimentos: “Nós temos um setor muito pequeno da elite do agro lucrando nesse modelo enquanto a totalidade da população brasileira está perdendo”. (Figura 1)


Figura 1. Pesquisas na área da agricultura, voltadas à maior produtividade nas lavouras, é uma das frentes do combate à fome da CT&I
(Imagem: Embrapa. Reprodução)

 

A pesquisadora da Embrapa Cerrados, Suênia Cibeli Ramos de Almeida, elenca algumas das iniciativas em CT&I que podem beneficiar o pequeno produtor: “pesquisas relacionadas à seleção e melhoramento participativo das sementes crioulas; produção de insumos na própria propriedade (bioinsumos); mecanismos de captação de água de chuva; máquinas e implementos adaptados aos diferentes cenários naturais e ao perfil desses atores sociais; aproveitamento da diversidade de recursos alimentares e forrageiros presentes nos diferentes biomas brasileiros que possibilitem valorizar a oferta dos produtos locais e, finalmente, mapear, sistematizar, criar e recriar formas alternativas de comercialização que envolvam os agricultores familiares, indígenas, de comunidades tradicionais e consumidores”.

 

Eventos extremos pedem medidas urgentes

A pauta ambiental, ignorada pelo último governo, também precisa ser uma preocupação central no processo de reconstrução do país. Luciana Gatti lembra que a agricultura de exportação também contribui com a desregulação do clima: “Esse tipo de agricultura onde nós temos áreas imensas com uma monocultura mecanizada e calcada no uso intenso de fertilizantes e agrotóxicos é uma razão de desequilíbrio do clima. Esse modelo traz prejuízo para todos, com o aumento dos eventos extremos causando prejuízos e mortes”. Para a pesquisadora, o enfoque tanto para mitigar a fome como para combater o colapso climático precisa ser na agrofloresta, em produções em equilíbrio com a natureza. (Figura 2)


Figura 2. Pauta ambiental é crucial para o desenvolvimento nacional
(Imagem: Arquivo/ Agência Brasil. Reprodução)

 

Almeida alerta que, devido à desregulação do clima, os conflitos pelo acesso e uso da água já são uma realidade, e não é possível pensar em soluções para esses problemas fora da ciência: “Os mecanismos criados para apoiar os agricultores, como o Plano de Segurança da Água, programa desenhado pela Agência Nacional de Água (ANA), é um bom exemplo de como a ciência e as experiências dos agricultores têm potencial para diminuir os impactos do colapso climático (diminuição das chuvas e consequente desabastecimento de água) na área da agricultura e da conservação do recurso solo-água. A inovação na área de uso e reuso da água nos estados do Nordeste perpassa desde a captação e/ou armazenamento quanto o tratamento, o monitoramento e a gestão. Todas essas ações impactam positivamente a vida das pessoas e a crise econômica vivenciada pelo aumento nos custos dos alimentos e dificuldade de acesso a recursos hídricos. Isso é resultado tanto da ação da ciência como do apoio de políticas públicas.”

 

Capa. Ciência e tecnologia são fundamentais para a recuperação do desenvolvimento nacional
(Imagem: Agência Senado. Reprodução)

GOMES, Paula. A ciência da reconstrução nacional: como a CT&I pode contribuir com os problemas enfrentados no Brasil hoje?. Cienc. Cult. [online]. 2023, vol.75, n.1 [citado  2023-08-30], pp.01-03. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100015&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0009-6725.  http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20230015.
Paula Gomes

Paula Gomes

Paula Gomes é escritora, doutora em cinema e especialista em divulgação científica.
Paula Gomes é escritora, doutora em cinema e especialista em divulgação científica.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados