floresta

Cinco modos como as florestas beneficiam pessoas e planeta

Conheça os cinco pontos sobre o manejo das florestas e o porquê de sua importância.

 

As florestas são fundamentais para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. Para discutir as condições das florestas do mundo e o que está sendo feito para conservação e manejo sustentáveis, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza, de 8 a 12 de maio, a 18ª. Sessão do Fórum sobre Florestas. O evento é organizado pelo Departamento Econômico e Social (Desa) em parceria com os países-membros, agências da ONU e outras organizações internacionais.

Saiba por que este recurso considerado planetário é importante para a vida na Terra e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

As florestas são essenciais para a vida na Terra

Cobrindo uma área de 31% da superfície da Terra, elas concentram 80% de toda a biodiversidade terrestre do mundo e estocam mais carbono que a atmosfera.

 

As florestas apoiam nosso bem-estar e subsistência

Mais de 1,6 bilhão de pessoas dependem da floresta para sobreviver como fonte de vida, emprego e renda. Quase um terço da população mundial, ou 2 bilhões de pessoas, ainda dependem de lenha para cozinhar ou se aquecerem. Na África, este número representa dois terços dos lares.

 

Florestas saudáveis apoiam pessoas saudáveis

As florestas e as árvores fornecem ar puro e água além de suster as pessoas independentemente de onde vivam. Doenças zoonóticas somam 75% de todas as enfermidades infecciosas que surgem, e elas geralmente ocorrem quando as paisagens naturais, como florestas, são devastadas. A restauração das matas e o plantio de árvores são parte essencial de uma abordagem integrada e saudável para as pessoas, para as espécies e para o planeta.

 

As florestas continuam sob risco no mundo

A cada ano, o mundo segue perdendo 10 milhões de hectares de florestas, uma área que representa a extensão da Coreia do Sul. As florestas do mundo estão sob risco de desmatamento ilegal, exploração de madeira insustentável, incêndios florestais eventos meteorológicos extremos.

 

A restauração das florestas é peça-chave do futuro sustentável

Estima-se que 2 bilhões de hectares de terra degradada, em todo o mundo, tenham o potencial de restauro. A revitalização da floresta degradada é crítica para o cumprimento da meta das Nações Unidas de aumentar a área global florestal até 3% até 2030. Com isso, não somente os países seriam ajudados a gerarem novos postos de trabalho, prevenir a erosão do solo e proteger as bacias hidrográficas, mas também mitigar a mudança climática e salvaguardar a biodiversidade.

 

Com informações da ONU News

 

Capa. Foto por  Steven Kamenar | Unsplas.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados