YG capa

Yuri Gagarin no Brasil

Cosmonauta russo veio ao Brasil após se tornar primeiro ser humano a viajar pelo espaço

 

Pouco mais de três meses após realizar o feito histórico de se tornar o primeiro ser humano a viajar pelo espaço, Yuri Gagarin desembarcava no Brasil para uma visita que marcaria tanto a história da exploração espacial quanto as relações diplomáticas entre os dois países. A viagem do cosmonauta russo, que fazia parte da “Missão da Paz”, uma iniciativa que o levou a diversos países representando a União Soviética, ganhou grande destaque na imprensa brasileira. O sucesso da visita contribuiu para o restabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a União Soviética ainda em 1961.

O tour de Gagarin correu apenas três meses após o cosmonauta voar ao redor da Terra com sua Vostok 1, em abril de 1961. Naquela época, o Brasil não tinha relações diplomáticas com a União Soviética, mas a recepção calorosa de Gagarin no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília desempenhou um papel fundamental na aproximação entre os países. Multidões se aglomeraram nas ruas para ver o cosmonauta, que recebeu honrarias e condecorações ao longo de sua estadia. Sua visita ao Brasil foi um evento de destaque, cercado de multidões, paparazzi e políticos que aproveitaram o prestígio do cosmonauta russo. No entanto, também foi marcada por incidentes de repressão policial.

No Rio de Janeiro, Gagarin visitou a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Brasileira de Imprensa e o Sindicato dos Metalúrgicos, além de se encontrar com celebridades, como o pintor Di Cavalcanti, o escritor Jorge Amado e a pioneira da aviação brasileira, Anésia Pinheiro Machado. Ainda se encontrou com diversos políticos na capital carioca, como o controverso Tenório Cavalcanti (UDN-RJ). (Figura 1)


Figura 1. O cosmonauta russo Yuri Gagarin é recebido por estudantes da UNE no Rio de Janeiro
(Foto: Acervo UH/ Folhapress. Reprodução)

 

Iuri Gagarin seguiu para São Paulo no dia 01 de agosto, onde uma enorme multidão tomou as ruas de Congonhas para receber o cosmonauta. Ele foi saudado pelo presidente do Instituto de Aeronáutica, Flávio Pereira, e pelo prefeito da cidade, Prestes Maia, que o condecorou com o diploma e a medalha “Pioneiro do cosmos”. À noite foi assistido por mais de 2 mil pessoas no ginásio do Ibirapuera, quando contou ao público paulistano sobre todos os passos de sua aventura a bordo da Vostok 1.

No dia 02 de agosto, Yuri Gagarin chegou a Brasília, onde foi recebido pelo presidente do Brasil, Jânio Quadros, que o condecorou com a ordem da Força Aérea Brasileira “Pelos méritos na esfera de navegação aérea”. (Figura 2)


Figura 2. O Presidente Jânio Quadros condecora o cosmonauta soviético Yúri A. Gagarin.
(Foto: Arquivo/ INPE. Reprodução)

 

A passagem de Gagarin pelo Brasil contribuiu para o restabelecimento das relações diplomáticas entre o país sul-americano e a União Soviética, que se concretizou em dezembro de 1961. O cosmonauta russo deixou um legado de cooperação científica e diplomática, mostrando como a exploração espacial poderia ser um meio de aproximar nações em um contexto de Guerra Fria. Sua visita ao Brasil é lembrada como um marco na história das relações internacionais e da exploração espacial.

 

Yuri Gagarin

Yuri Alekseyevich Gagarin, nascido em 9 de março de 1935, na antiga União Soviética, foi escolhido como um dos 20 pilotos para o primeiro Programa Espacial Russo, e 16 de seus colegas o escolheram para ser o primeiro cosmonauta. Sua pequena estatura, apenas 1,58 metros, foi um dos fatores que o tornaram o escolhido, já que a cabine da espaçonave Vostok-1 tinha apenas dois metros de largura.

Gagarin não era um astronauta, mas um piloto da Força Aérea Soviética. Em 12 de abril de 1961, ele entrou para a história ao participar do primeiro voo orbital tripulado, dando uma volta ao redor da Terra em um tempo de 1h48. Quando avistou a Terra do espaço, ele proferiu a famosa frase: “A Terra é azul”. Durante a descida, Gagarin acionou o assento ejetável a apenas sete quilômetros do solo, terminando sua jornada com a ajuda de um paraquedas. Essa manobra era mantida em segredo na época, pois os soviéticos não queriam desqualificar a missão.

 

Capa. Cosmonauta russo Yuri Gagarin visitou o Brasil em 1961.
(Foto. Arquivo/ Embaixada Russa. Reprodução)
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados