mental health

Desafios globais da saúde mental

Dia Mundial da Saúde Mental convida a refletir sobre o problema e garantir direitos

 

Uma em cada oito pessoas em todo o mundo tem questões de saúde mental, sendo as mulheres e os jovens desproporcionalmente impactados, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a situação não é diferente, com um alto número de pessoas afetadas por questões de saúde mental. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que mais de 30% da população brasileira sofra com algum tipo de transtorno mental durante suas vidas, tornando o Brasil um dos países mais afetados por esse problema na América Latina. O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, destaca a importância de abordar as questões relacionadas à saúde mental, e de garantir o direito das pessoas que sofrem com eles.

Entre as doenças mentais mais comuns estão a depressão, a ansiedade, o transtorno bipolar e a esquizofrenia. Esses distúrbios podem afetar pessoas de todas as idades, mas é importante destacar que jovens e adolescentes estão cada vez mais vulneráveis, sendo um grupo de alto risco. Além disso, minorias étnicas, LGBTQ+ e indivíduos de baixa renda frequentemente enfrentam desafios adicionais no que diz respeito ao acesso a tratamentos e apoio.

A atenção à saúde mental é crucial, uma vez que esses distúrbios podem ter sérias consequências para a qualidade de vida das pessoas afetadas. Eles não apenas causam sofrimento emocional, mas também podem levar a problemas físicos, como doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Além disso, o impacto nas relações familiares e sociais é significativo.

Para melhorar a atenção à saúde mental como um problema de saúde pública, é essencial investir em educação e conscientização para reduzir o estigma em torno das doenças mentais. Além disso, é necessário aumentar o acesso a serviços de saúde mental de qualidade, incluindo terapias e medicamentos. O suporte comunitário e as redes de apoio desempenham um papel vital na recuperação de pessoas com distúrbios mentais.

 

Acesso ao cuidado

Para a ONU, a data é uma oportunidade para debater o tema, aumentar o conhecimento e a sensibilização, bem como impulsionar ações que promovam e protejam a saúde mental de todos como um direito humano básico. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas divulgaram uma orientação conjunta sobre saúde mental, direitos humanos e legislação.

O guia “Saúde mental, direitos humanos e legislação: orientação e prática” busca apoiar os países na reforma da legislação para acabar com os abusos e aumentar o acesso a cuidados de saúde mental de qualidade. As recomendações incluem o respeito pela dignidade das pessoas e capacitação para levarem uma vida plena e saudável. A ambição também deve ser transformar os serviços de saúde mental, que precisam adotar uma abordagem baseada nos direitos.

Com informações da ONU News

 

Capa. Anthony Tran/ Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados