Fundação Editora Unesp disponibiliza livros sobre ciência para download gratuito
A Fundação Editora Unesp possui um vasto acervo de livros digitais abrangendo diversas áreas do conhecimento, oferecendo download gratuito no formato ePub. Frutos da colaboração entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (PROPG) e a Fundação Editora da Unesp (FEU), essas obras representam a expressiva produção acadêmica da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A parceria se desdobra em dois programas distintos: o PROPG-FEU, que publica trabalhos de professores da Unesp em humanidades, biológicas e exatas, e o PROPG-CAD, aberto a docentes, alunos e ex-alunos de programas de pós-graduação em humanidades, que selecionam obras para publicação sob o selo Cultura Acadêmica, também pertencente à FEU. Para conhecer mais sobre essas publicações e baixá-las, basta acessar os títulos desejados. Confira abaixo alguns deles!
História da Raiva no Brasil
No livro “História da Raiva no Brasil”, Marilene Fernandes de Almeida e Luiza Helena Queiroz exploram a fascinante trajetória da raiva na ciência e na medicina, desde a Antiguidade até os dias atuais. O trabalho aborda questões sobre a presença da doença entre os indígenas brasileiros, seu tratamento ao longo do período colonial e imperial, e a participação de animais, como morcegos, no ciclo epidemiológico. Além disso, destaca as práticas curiosas e receitas milagrosas do passado, dedicando especial atenção à história dos Institutos Pasteur no Brasil e descrevendo a situação atual da raiva no país.
Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas para Produção de Água
Em “Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas para Produção de Água”, Edson Luis Piroli apresenta técnicas de diagnóstico e análise aplicadas ao rio Pardo, propondo ações para envolver comunidades na gestão sustentável de recursos hídricos. O livro destaca a importância de compreender temas como produção de água, segurança hídrica e mudanças climáticas no contexto local e regional. Ao adotar práticas integradas, busca-se aumentar os volumes de água dos rios, fortalecer a segurança hídrica e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas em bacias hidrográficas.
Teoria Histórico-Cultural no Brasil
“Teoria Histórico-Cultural no Brasil”, de Flavia da Silva Ferreira Asbahr, resulta da pesquisa sobre a inserção da Psicologia Histórico-Cultural na investigação científica brasileira. O livro analisa grupos de pesquisa cadastrados no CNPq que adotam essa teoria como referencial, proporcionando uma visão abrangente sobre o papel desempenhado pela Psicologia Histórico-Cultural na pesquisa acadêmica no país.
Um Naturalista no Antropoceno
Em sua estreia literária, Mauro Galetti apresenta “Um Naturalista no Antropoceno”, uma obra que mescla autobiografia e reflexões sobre o futuro da vida na Era dos Humanos. O autor compartilha experiências de viagens a locais remotos e sua formação como cientista, explorando questões críticas sobre o papel humano no planeta Terra e propondo ideias para enfrentar os desafios do Antropoceno.
Água e bacias hidrográficas: Planejamento, gestão e manejo para enfrentamento das crises hídricas
A obra “Água e bacias hidrográficas: Planejamento, gestão e manejo para enfrentamento das crises hídricas”, de Edson Luis Piroli, contribui para o embasamento teórico, metodológico e prático sobre planejamento do uso de recursos naturais em bacias hidrográficas, apontando opções de manejo e de gestão destes recursos neste recorte espacial. Também integra informações relacionadas ao tema a partir das diferentes ciências envolvidas na questão, buscando elucidar aspectos conceituais e esclarecer as situações nas quais é mais recomendável utilizar as microbacias, as sub-bacias ou as bacias hidrográficas como o espaço geográfico para as atividades de planejamento e de gestão das águas e dos recursos hídricos.
As drogas, as pessoas e as cidades: Consumo do espaço e efeitos sociais em cidades latinas – Aproximações entre São Paulo, Bogotá e Medellín
Num contexto voltado para as relações entre pessoas, drogas e cidades na América Latina, o livro: “As drogas, as pessoas e as cidades: Consumo do espaço e efeitos sociais em cidades latinas – Aproximações entre São Paulo, Bogotá e Medellín”, de Thiago Godoi Calil, propõe uma narrativa alternativa, ocupando um espaço crítico contra a visão tradicional. O texto apresenta situações vividas, percebidas e interpretadas pelo autor, tecendo uma análise de pesquisa que resulta num registro científico profundamente pessoal, mas rico em conteúdo analítico.
Design coletivo: Grupos, movimentos e escolas do moderno ao contemporâneo
Explorando a história do design, Design coletivo: Grupos, movimentos e escolas do moderno ao contemporâneo, de Mônica Moura, resgata as ações coletivas, interdisciplinares e transdisciplinares existentes antes da popularização desses termos. Seu objetivo é compartilhar informações com o público, além de estudantes, novos profissionais do design, docentes e pesquisadores. Um mergulho em práticas colaborativas muito antes de serem expressões comuns.
O fascismo em dez lições
Os textos que compõem “O fascismo em dez lições”, de Sinésio Ferraz Bueno, oferecem uma percepção aguda do dilema ético-político contemporâneo, especialmente no contexto nacional, ao colocar o fascismo em questão, e vão além, ao propor a radical questão: como reagir a ele, sem ao mesmo tempo, nos tornarmos fascistas? Esse é um dilema que ocupa lugar central no clima ético-político do início da segunda década do século XXI, no contexto da pandemia provocada pelo vírus COVID-19, caracterizado nos termos de um negacionismo científico sem precedente, ao menos desde o início da modernidade; e também pelo retorno dos fantasmas do autoritarismo e de suas variadas práticas, que lhe dão sustento: disseminação de fake news, produção de “mitos”, servidões voluntárias, necropolíticas (entre elas, negação da eficácia das políticas de vacinação), entre outras.