Alterações no clima e poluição ambiental afetam construções históricas
Um estudo recente publicado na revista Science of the Total Environment revelou que as mudanças climáticas estão exercendo um impacto significativo no patrimônio cultural em todo o mundo. Ao analisar dados ambientais em regiões como o Norte da Europa e o México, os pesquisadores identificaram uma relação direta entre o aumento das precipitações e danos nos edifícios históricos.
Utilizando fórmulas que consideram variáveis como temperatura, precipitação e poluentes atmosféricos, os cientistas puderam quantificar os danos aos materiais de construção em diferentes regiões. Surpreendentemente, descobriram que os fatores climáticos têm um impacto mais significativo do que os poluentes.
Embora as regiões mais secas, como o sul da Europa, possam experimentar uma diminuição nos danos devido à menor incidência de chuvas e poluentes atmosféricos, as previsões indicam um aumento nos danos em áreas mais úmidas devido às mudanças climáticas.
Segundo o relatório, os locais estudados no México – as ruínas de Chichen Itzá e a zona arqueológica de Calakmul – vão se tornar mais secos durante períodos de fortes alterações climáticas, com reduções de 18% na precipitação e aumentos nas temperaturas entre 4,7 °C e 5,5 °C, aproximadamente, superando os 41 °C na média anual.
Embora a pesquisa atual tenha se concentrado principalmente em países europeus, os pesquisadores enfatizam a necessidade de expandir o estudo para outras regiões do mundo, especialmente aquelas onde as mudanças climáticas preveem um aumento na precipitação, tornando o patrimônio cultural ainda mais vulnerável.
Com informações de SciDev.Net