Após um hiato de 14 anos, evento tem início hoje e segue até quinta-feira, 1º de agosto, em Brasília. As sessões também terão transmissão online
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está presente na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que começou hoje e vai até 1º de agosto no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). A Diretoria da SBPC participará dos debates e coordenará algumas das sessões, em uma programação intensa que tem como objetivo definir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), vigente até 2030.
Entre os temas que serão discutidos neste primeiro dia de evento estão a evolução recente da Ciência no Brasil e no Mundo; como integrar um Brasil de oportunidades e desafios; modelos colaborativos para integração Ciência/sociedade; a comunicação pública da Ciência; e um plano estratégico para o desenvolvimento e a utilização da inteligência artificial no Brasil (confira a programação completa aqui).
O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, participou da abertura na manhã desta terça-feira (30/08), acompanhado das diretoras Claudia Linha Sales, Fernanda Sobral, Ana Tereza Vasconcelos, Marilene Corrêa e Laila Salmen Espindola. Além da vice-presidente da SBPC, Francilene Garcia, que também integra a comissão organizadora da 5ª CNCTI, reforçando o compromisso da entidade com a construção de políticas públicas eficazes para o setor.
O Jornal da Ciência está fazendo a cobertura in loco do evento, e os leitores poderão acompanhar as atualizações pelos canais da SBPC e redes sociais.
A 5ª CNCTI reúne representantes do governo, academia, indústria e toda a sociedade civil para discutir políticas de Estado, modelos de financiamento e novos rumos para o desenvolvimento nacional baseado na ciência e tecnologia. Este evento marca o retorno das conferências nacionais de CT&I, que não aconteciam desde 2010, quando foi realizada a 4ª edição.
Em 12 de julho de 2023, o presidente da República, Luiz Inácio Lula a Silva, assinou um decreto convocando a Conferência e, a partir daí, instituições de todo o país organizaram uma série de conferências preparatórias para conhecer as necessidades e elaborar sugestões para a 5ª CNCTI. A preparação para a etapa nacional incluiu mais de 200 conferências realizadas entre dezembro de 2023 e maio de 2024, abrangendo conferências livres, municipais, estaduais e regionais. Com mais de 70 mil participantes e 4 mil horas de discussões, esses eventos foram fundamentais para a consolidação das propostas que serão debatidas até esta quinta-feira, 1º de agosto.
A SBPC desempenhou um importante papel nessa etapa, promovendo debates durante a 75ª Reunião Anual da SBPC em Curitiba já em julho de 2023. Depois, por meio de suas representações regionais, promoveu conferências em todas as partes do País. Durante a 76ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho, foram lançados dois e-books com as sínteses dos debates ocorridos nas conferências preparatórias. A publicações foram coordenadas pela vice-presidente da SBPC, Francilene Garcia e estão disponíveis para download gratuito no site da 5ª CNCTI.
Em carta encaminhada no início de julho ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão do MCTI, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência listou caminhos para que a 5ª Conferência atenda às necessidades do País. Segundo o documento, o plano nacional decenal de CT&I, no intuito de estabelecer uma política de Estado, deveria definir estratégias gerais, metas e prazos; propor como se dará o crescimento dos recursos para CT&I; defender a necessidade da avaliação criteriosa dos resultados de todos os programas e projetos de CT&I; rever e propor, se necessário, novos marcos legais ou sua correção, bem como promover o seu uso efetivo; e consolidar o Sistema Nacional de CT&I. Veja a carta na íntegra aqui.
Justiça, sustentabilidade e desenvolvimento
A 5ª CNCTI tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e está organizada em torno de quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a governança do evento conta com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Estão à frente dessa condução: a ministra Luciana Santos (MCTI), a comissão executiva que tem como coordenador e secretário geral, o ex-ministro da CT&I, Sérgio Rezende, um conselho consultivo e cinco subcomissões, além do secretário geral-adjunto, Anderson Gomes.
É possível acompanhar os debates pelo canal do MCTI no YouTube e os participantes que se inscreverem pelo site oficial da 5ª CNCTI terão a possibilidade de sugerir recomendações de políticas públicas. Para mais informações e inscrições, acesse: https://5cncti.org.br/ .
Jornal da Ciência