Documentário celebra a antropóloga Berta Ribeiro, pioneira nos estudos da cultura material indígena e defensora de uma sociedade sustentável
O documentário “Para Berta Com Amor” oferece uma homenagem à vida e obra da renomada antropóloga romena-brasileira Berta G. Ribeiro, cuja trajetória foi marcada pelo estudo profundo da cultura material dos povos indígenas do Brasil. Perto de seu centenário, o filme resgata memórias de amigos, ex-alunos da Escola de Belas Artes (UFRJ), além de colegas do Museu Nacional e do Museu do Índio, celebrando sua contribuição para a antropologia brasileira e sua visão de uma sociedade mais sustentável, baseada no uso social da tecnologia indígena. Com produção da historiadora Bianca França e narração da etnomusicóloga Ollivia Maria Gonçalves, o documentário destaca também sua parceria com o antropólogo Darcy Ribeiro, com quem Berta foi casada e colaborou entre 1948 e 1974.
Esse relato visual oferece uma oportunidade única de conhecer a influência de Berta Ribeiro e sua luta pela valorização dos conhecimentos indígenas na construção de um futuro mais equilibrado e respeitoso com o meio ambiente.
Assista ao documentário: