SBPC vai a escola capa

Últimos dias para enviar propostas para o programa “SBPC vai à Escola”

Data limite é 22 de fevereiro. Os interessados em coordenar um projeto devem ser sócios ativos da SBPC. Criado nos anos 90, o Programa “SBPC vai à Escola” já contou com a participação de centenas de escolas do País, impactando milhares de estudantes e professores

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com aberto o edital 2026 do programa “SBPC vai à Escola”. A iniciativa tem como objetivo principal promover atividades de divulgação científica, estimular o interesse pelo conhecimento e fomentar a criatividade de crianças, adolescentes e jovens. O programa também contempla ações de formação continuada e fortalecimento de parcerias com professoras e professores do Ensino Fundamental e Médio.

Criado nos anos 90, o Programa “SBPC vai à Escola” já contou com a participação de centenas de escolas, impactando milhares de estudantes e professores.

Em vídeo publicado no Instagram, Laila Salmen Espindola, professora da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da SBPC, explica que o programa promove a conexão entre educadores e cientistas das universidades e institutos de pesquisa com escolas públicas da educação básica. “Juntos, desenvolvemos projetos de divulgação científica, levando metodologia, curiosidade e descoberta para dentro da escola”, afirma Espindola, que também coordena o programa.

Ela destaca ainda que a iniciativa representa uma oportunidade para pesquisadoras e pesquisadores saírem do laboratório e da sala de aula e se engajarem no movimento de “tirar crianças e jovens da tela”, aproximando-os da ciência e da cultura. A proposta é despertar o encantamento e a curiosidade científica nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

No site do Programa SBPC vai à Escola, lançado no dia 19 de janeiro, é possível encontrar um panorama completo das iniciativas ao longo dos 30 anos de sua trajetória. Também é possível encontrar o registro fotográfico das atividades realizadas, com oficinas, palestras e experimentos que já inspiraram centenas de estudantes. No portal estão também os objetivos em popularizar a ciência, aproximar pesquisadores da sociedade e fomentar novas vocações. A SBPC convida os pesquisadores, mestres e doutoras(es), a participarem do Edital 2026, contendo as informações para virem conosco ampliar o alcance deste Programa (https://escola.sbpcnet.org.br/lista-editais/).

Para o edital 2026, a SBPC incentiva fortemente a submissão de propostas que abordem soberania e sustentabilidade, com ênfase em mudanças climáticas e na preservação da vida, em consonância com o tema da 78ª Reunião Anual, “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, a ser realizada em Niterói, de 26 de julho a 01 de agosto de 2026.

O envio de propostas pode ser estimulado pelas Secretarias Regionais de suas regiões. É desejável, porém não obrigatório, que sejam feitas parcerias com as Sociedades Científicas Afiliadas, para mobilizar seus pesquisadores a participarem do projeto e estreitarem parcerias com a SBPC.

Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC e encaminhar as propostas para análise até o dia 22 de fevereiro de 2026. Além disso, o interessado precisa contatar uma escola pública para indicá-la em seu projeto.

As propostas devem ser submetidas por meio do formulário disponível em https://forms.gle/XFa6PdptfxnRQFba8. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Os recursos devem ser utilizados entre 23 de março e 30 de novembro de 2026. A divulgação da lista das propostas aprovadas será feita a partir de 16 de março de 2026.

Espindola registra que “esse é um dos maiores programas de popularização da ciência direcionados às Escolas públicas, e em diferentes territórios das 5 regiões do país, evidenciando a interiorização das atividades e o impacto alcançado na educação básica, comunidades tradicionais e localidades remotas”.

“Conclamo os professores e pesquisadores em diferentes níveis a reunirmos a educação básica e superior, pois não há ação mais estruturante do que formar crianças e jovens, especialmente em regiões onde o acesso a recursos públicos e a práticas inovadoras é limitado”, convida a diretora da SBPC. E finaliza completando “Convido a todos a nos acompanharem em tempo real no perfil do Instagram: @sbpc.escola”.

Mais informações em https://escola.sbpcnet.org.br/

SBPC

 

Ciência & Cultura © 2022 by SBPC is licensed under CC BY-SA 4.0  
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados