Aquecimento global, pandemia, crise econômica e social. Nunca a ciência — e a sua comunicação — foi tão necessária. E é nesse contexto que a revista Ciência & Cultura marca seu retorno ao cenário da divulgação científica brasileira. Após ter suas atividades interrompidas no início de 2021, a revista retorna reformulada e modernizada para se tornar inteiramente digital — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes e históricos veículos de divulgação científica do País.
A reformulação da revista visa possibilitar um maior engajamento com as diversas plataformas e mídias sociais, ampliando seu alcance e o seu impacto na sociedade. Além disso, também pretende estimular uma maior proximidade e interação entre ciência e cultura e integrá-la com as outras ações de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fazendo com que ela se constitua uma rede ampla de divulgação científica.
Reestreia
Para marcar a reestreia da revista, a SBPC vai realizar uma live de lançamento no dia 7 de março, às 16 horas, pelo canal do YouTube da entidade. A live debaterá “O Bicentenário da Independência — Povos e Lutas”, tema da primeira edição da revista. O evento será aberto por Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da SBPC, e Fernanda Sobral, professora emérita do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente da SBPC, e contará com debate realizado por George Félix Cabral de Souza, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lilia Moritz Schwarcz, professora da FFLCH da USP, e Valdei Lopes de Araújo, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A mediação será feita por Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e editor científico desta edição da revista.
“A SBPC está muito satisfeita de estar lançando agora, no dia 7/3, a nova versão inteiramente online da revista Ciência & Cultura, aprovada pelo Conselho da entidade”, afirma Sobral. “Além de ser uma versão renovada, também estamos satisfeitos de estarmos lançando este primeiro número dentro das comemorações do Bicentenário da Independência”, termina.
História
Criada em 1949, um ano após a fundação da SBPC, a Ciência & Cultura foi idealizada por José Reis (1907-2002), que a dirigiu de 1949 a 1954 e de 1972 a 1985. A partir dos anos 2000, a publicação passa a ter suporte técnico do Labjor, da Unicamp, e a ser dirigida por Carlos Vogt, então vice-presidente da SBPC na gestão de Glaci Zancan, que ficou à sua frente de 2000 a 2007 e de 2018 a 2021. Hoje a revista tem 73 anos e mais de 450 edições — todas disponíveis online no Scielo e no Acervo Digital da Biblioteca Nacional. Assim, ela é um dos mais antigos — e importantes — veículos de divulgação científica do país. Com edições temáticas, a revista une textos científicos, de opinião e de divulgação, e fala tanto para um público especializado quanto para o público em geral. Desta forma ela consegue mostrar perspectivas diferentes sobre diversos assuntos.
Serviço
Live de relançamento da revista Ciência & Cultura
“Bicentenário da Independência do Brasil – Povos e Lutas”
Data: 07/03
Horário: 16h
Local: youtube.com/canalSBPC