seminario

SBPC realiza hoje primeiro seminário da série para discutir um projeto para um novo Brasil

Evento virtual será realizado nesta quarta-feira (9), às 16h, e discutirá “Ciência, Tecnologia e Inovação”

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, a partir de hoje, 9 março, doze seminários temáticos na série “Projeto para um novo Brasil“. Os eventos irão tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País. Entre os assuntos a serem abordados estão Ciência, Tecnologia e Inovação“ “Educação básica”, “Educação superior”, “Pós-graduação”, “Saúde”, “Direitos Humanos”, “Segurança pública”, Mudanças Climáticas, Meio ambiente, Questão indígena “Diversidade de gênero e raça” e Cultura. Os eventos online serão transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a sugerir propostas para um novo governo. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando a elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada esse ano na UnB (Universidade de Brasília)”, explica. “A ideia é não ficarmos apenas na batalha do presente. Mas pensarmos um futuro melhor para nosso país“, finaliza.

O primeiro debate abordará o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação” e será coordenado por Francilene Procópio Garcia, diretora da SBPC. O evento contará com a participação de Glauco Arbix, professor titular de Sociologia na Universidade de São Paulo (USP), Lúcia Melo, da Fundação Joaquim Nabuco e membro do Conselho da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Helena Nader, presidente de honra da SBPC, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Garcia explica que este primeiro seminário online contará com a presença de mentes inspiradoras, cujas carreiras e experiências de vida, seja como pesquisadores, dirigentes, ou à frente da gestão de entidades públicas, deixaram importantes contribuições para o setor de CT&I e seu impacto no desenvolvimento do País, inclusive na estruturação do atual marco legal de CT&I vigente.

“A minha expectativa é que este primeiro evento traga uma abordagem panorâmica sobre desafios e oportunidades que enfrentamos na dura jornada em defesa da Ciência Brasileira, buscando refletir sobre aspectos que o Brasil urge transformar para avançar. Nesta conversa inicial, vamos tratar de perspectivas para o Brasil: qual a relevância das políticas públicas e de investimentos em ciência, tecnologia e inovação para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável?; com um olhar na Agenda 2030, qual é a nossa estratégia e de que forma estaremos cuidando dos nossos biomas?“, disse.

Garcia disse também que, durante o debate, é importante que se reflita sobre o modelo de financiamento da ciência no Brasil. “Infelizmente não contamos com políticas públicas e financiamentos que permitam planos e estratégias de médio ou longo prazo. Nós formulamos e executamos iniciativas apenas com um olhar no presente, além das imensas perdas, tem sido muito difícil avaliar e comunicar os resultados alcançados. É preciso que a gente estabeleça, como parte desse novo projeto de país, caminhos para reconhecer e comunicar os avanços, além de assegurar as fontes de financiamento à Ciência. Outro ponto que deve ser tratado é a importância das pesquisas e dos programas de pós-graduação estabelecidos no País“, finaliza.

Série Projeto para um novo Brasil – Seminário “Ciência, Tecnologia e Inovação”

Dia: 09 de março

Horário: 16h

Transmissão: Canal da SBPC no YouTube.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados