mulheres2

Conectar saberes é essencial para preservação da natureza e das comunidades tradicionais

Pesquisadoras ressaltam papel essencial do conhecimento dos povos tradicionais em mesa-redonda realizada durante Jornada da SBPC no Dia Internacional das Mulheres

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta. No território brasileiro é possível encontrar de 45 a 55 mil espécies vegetais, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) — e muitas ainda não foram catalogadas e estudadas. E essas espécies guardam um verdadeiro tesouro quando se trata de fonte natural de princípios ativos e campo de pesquisas para descobrir novos medicamentos a partir das plantas nativas. E essa biodiversidade se torna ainda mais preciosa quando associada aos conhecimentos tradicionais.

Este foi o tema discutido durante a mesa-redonda “Conhecimento dos Povos e das Comunidades Tradicionais”, realizada na terça-feira (8) pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento virtual fez parte da Jornada do Dia Internacional das Mulheres, que objetivou discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, dar maior visibilidade e, ao mesmo tempo, incentivar a fazer parte da carreira acadêmica. Com moderação de Laila Salmen Espindola, professora do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da SBPC, a mesa-redonda contou com a participação de Lucely Pio, raizeira e coordenadora do Quilombo do Cedro em Mineiros em Goiás, e Claudia Sala de Pinho, coordenadora da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneira e conselheira da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen).

A tradição dos raizeiros é fundamental para o desenvolvimento das pesquisas sobre os medicamentos naturais. Para Pio, cuja avó materna ensinou a conhecer a natureza, trabalhar com plantas medicinais é uma oportunidade não apenas de manter contato com sua tradição, mas também de cuidar do outro. “As plantas medicinais trazem isso: a oportunidade do cuidado do outro, de pegar uma simples planta e transformar em vários remédios”, disse. Ela enfatizou ainda os vários usos que essas plantas podem ter. “Quando a gente fala das plantas, não fala só para tomar. A gente fala para fazer uma cama de folhas, para poder tirar as ansiedades e os estresses. A gente usa os óleos essenciais, que através do cheiro curam nosso sistema emocional. A gente usa em forma de banhos, para descansar o corpo e tirar as dores. E também usa tinturas, xaropes, florais e comprimidos”. Espindola registrou que quando Lucely Pio vem participar de aulas de campo na UnB, ensina aos estudantes que cada um de nós temos uma árvore – para cada um encontrar sua árvore, sentar-se junto dela, refletir, e se acalmar até que as dificuldades sejam vencidas.

Povos tradicionais

Valorizar esse conhecimento é importante não apenas para preservar a biodiversidade brasileira, mas também para dar visibilidade aos seus povos tradicionais. Essa é uma das bandeiras levantadas por Pinho, que vem lutando pelo reconhecimento das comunidades do Pantanal. Segundo ela, existem muitas comunidades vivendo no Pantanal — cada uma com suas características próprias — e é importante reconhecê-las e respeitá-las.

Pinho nos contou como foi sua “descoberta/encontro” de pertencimento a uma comunidade chamada de tradicional, e se tornar uma liderança levando a bandeira da organização dos Povos e Comunidades Tradicionais. “Contar a história do nosso Povo é preciso, sobretudo, considerando que o mundo dos legisladores é em uma casa que é muito longe da casa da gente.”

Para Claudia Pinho, o papel das Universidades e centros de pesquisa é essencial. “A caneta é um instrumento de resistência muito importante”, diz. “A academia tem que ser colorida de diversidade, de pensamentos diferentes, de conhecimentos diferentes. O que a gente tem que fazer nesses espaços é conectar esses conhecimentos, é fazer com que esses conhecimentos se tornem conversatórios. O que eu conheço do pantanal tem que conversar com o conhecimento da academia, dos laboratórios de análises químicas, físicas e biológicas, para que faça sentido para as pessoas. Acho que esse diálogo a gente tem oportunidade de fazer hoje”.

Segundo Espindola, mais do que nunca é necessária essa união de saberes. “É preciso haver uma conexão entre os conhecimentos e entre as pessoas. Conhecimentos são adquiridos, mas precisam ser transformados em diálogo. A evolução humana se dá pelo contato entre as pessoas e suas diversidades. Nós temos que honrar nossa história, e a história de nosso país”, finalizou.

Assista aqui o evento na íntegra.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados