live

Webinar aborda a contribuição dos povos tradicionais para a biodiversidade no Brasil

Evento é parte do projeto “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil – Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças”. A live será transmitida nesta sexta-feira (18), às 14h, pelo canal da SBPC no YouTube

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta sexta-feira (18) uma live para discussão da seção 16 da obra “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil – Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças”. O evento online abordará a contribuição dos povos tradicionais para a biodiversidade no Brasil e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 14h.

A Seção 16 da obra reúne cinco experiências de povos que se inter-relacionam com biomas diversos, com histórias e identidades próprias, como os Caiçaras da Jureia, na Mata Atlântica, litoral sul do Estado de São Paulo; as Comunidades de fundo de pasto, na caatinga, no estado da Bahia; as Comunidades vazanteiras e as Comunidades geraizeiras, no cerrado, na Bacia do rio São Francisco, estado de Minas Gerais; e as Quebradeiras de coco babaçu, na Amazônia, estados do Maranhão e Pará.

A publicação evidencia a riqueza e pluralidade de conhecimentos detidos e produzidos pelas Comunidades Tradicionais; as variadas formas de organização social e de uso do ambiente; as práticas e sistemas de produção que resultam em contribuições para a biodiversidade; assim como as políticas públicas e legislação ambiental que ameaçam a reprodução dessas sociedades e a conservação de seus territórios.

Participantes:

Adriana de Souza de Lima (presidente da União dos Moradores da Jureia – UMJ) – Comunidade caiçara da Juréia (SP);

Fabricio Bianchini (EMBRAPA Semiárido) – Comunidades tradicionais de fundo de pasto

Carlos Alberto Dayrell (Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental – NIISA) – Comunidades tradicionais vazanteiras da bacia média do rio São Francisco e Geraizeiros

Noemi Miyasaka Porro (Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares e UFPA) – Comunidades quebradeiras de coco babaçu

Mediação: Sônia Barbosa Magalhães (UFPA).

 

Serviço

Live: “A contribuição dos povos tradicionais para a biodiversidade no Brasil”

Data: sexta-feira, 18 de março, 14h

Transmissão: canal da SBPC no YouTube

Evento gratuito e aberto a todos

Jornal da Ciência
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados