centenario

Governo federal ainda não tem programa oficial para celebrar bicentenário

A apenas seis meses da data, programação ainda não é clara e demonstra falta de prioridade do governo

No dia 7 de setembro de 2022, o Brasil comemora 200 anos de sua independência. Faltando apenas seis meses, o governo federal ainda não divulgou nenhuma programação oficial para celebrar a data.

Apesar do site do governo ter anunciado na semana passada uma série de atividades para recordar a trajetória do país, as ações anunciadas se limitam ao lançamento de publicações, incentivo à produção de arte sobre a temática, reforma de museu e mobilização da diplomacia brasileira para celebrar a data também no exterior.

O descaso do governo federal com a celebração vem sendo criticada por vários setores da sociedade. Ainda mais porque a aparente falta de prioridade contrasta com a atenção que a data recebeu em anos anteriores, quando foi comemorado os 100 e os 150 anos da independência.

Silenciamento

Outra grande crítica vem sendo a ênfase que o governo vem dando aos símbolos cristãos, aos heróis brancos, e as batalhas épicas envolvidas no processo da independência. Isso ficou claro no vídeo institucional de um minuto publicado nas redes da secretaria especial da Cultura no início do ano, e também foi reforçado uma série de postagens publicadas nas páginas de Instagram, Facebook e Twitter da pasta. Na página da internet dedicada ao bicentenário, a introdução já anuncia que “a Independência do Brasil foi conquistada com um brado. Nossa liberdade, anunciada com uma exclamação”. Há um silenciamento da participação de populares, das mulheres, de negros e de indígenas na narrativa do governo federal.

 

Imagem de capa. Comemorações do centenário da independência
(Reprodução)

Leia mais:

Sete de Setembro: 200 Anos de Comemorações da Independência

A 6 meses da data, bicentenário da Independência não tem programa oficial

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados