Os lençóis freáticos fornecem metade de toda a água usada pelas famílias em todo o mundo, um quarto de toda a água extraída para a agricultura irrigada e um terço do abastecimento de água necessário para a indústria. Apesar dos números impressionantes, esse importante recurso natural permanece desvalorizado. Isso é o que aponta o relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), lançado para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22 de março. O documento visa destacar a importância dos lençóis freáticos, um tipo de reserva que produz 99% da água doce do planeta.
O lançamento do relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Mundial da Água soa o alarme sobre as muitas ameaças atuais e iminentes às águas subterrâneas, exacerbadas pelas mudanças climáticas e pela demanda crescente — e, portanto, para a saúde e o bem-estar de bilhões de pessoas — e os desafios ao seu uso seguro.
Atualmente, 2,2 bilhões de pessoas têm acesso limitado à água potável e, até 2025, metade da população mundial estará vivendo em áreas com escassez de água, segundo dados da ONU. Pelas projeções da agência, o uso da água deverá crescer 1% por ano pelos próximos 30 anos. Com isso, a dependência nos lençóis freáticos deverá subir, visto que a água disponível nas superfícies está cada vez mais limitada devido à mudança climática.
Os autores do relatório pedem aos países para se comprometerem com o desenvolvimento do manejo dos lençóis freáticos e com políticas de governança para tratar de futuras crises de água.