hands

Lençóis freáticos: invisíveis, mas vitais para a saúde

Unesco lança relatório para marcar o Dia Mundial da Água e aponta que recurso natural, responsável por 99% da água doce da Terra, é geralmente desvalorizado

Os lençóis freáticos fornecem metade de toda a água usada pelas famílias em todo o mundo, um quarto de toda a água extraída para a agricultura irrigada e um terço do abastecimento de água necessário para a indústria. Apesar dos números impressionantes, esse importante recurso natural permanece desvalorizado. Isso é o que aponta o relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), lançado para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22 de março. O documento visa destacar a importância dos lençóis freáticos, um tipo de reserva que produz 99% da água doce do planeta.

O lançamento do relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Mundial da Água soa o alarme sobre as muitas ameaças atuais e iminentes às águas subterrâneas, exacerbadas pelas mudanças climáticas e pela demanda crescente — e, portanto, para a saúde e o bem-estar de bilhões de pessoas — e os desafios ao seu uso seguro.

Atualmente, 2,2 bilhões de pessoas têm acesso limitado à água potável e, até 2025, metade da população mundial estará vivendo em áreas com escassez de água, segundo dados da ONU. Pelas projeções da agência, o uso da água deverá crescer 1% por ano pelos próximos 30 anos. Com isso, a dependência nos lençóis freáticos deverá subir, visto que a água disponível nas superfícies está cada vez mais limitada devido à mudança climática.

Os autores do relatório pedem aos países para se comprometerem com o desenvolvimento do manejo dos lençóis freáticos e com políticas de governança para tratar de futuras crises de água.

 

Imagem por Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados