ra sbpc

Temas das discussões da 74ª Reunião Anual da SBPC são definidos

A programação conta com conferências, mesas-redondas, painéis, sessões de bate-papo e muito mais. O evento será realizado de forma híbrida – presencial e virtual – entre os dias 24 a 30 de julho de 2022

Os temas a serem discutidos durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 24 a 30 de julho de 2022, estão definidos. O evento, que terá como foco “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de bate-papo, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil.  Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão “Cem anos da Semana de Arte Moderna”, “Covid-19: vacinas e novas variantes”, “Independência e escravidão”, “Direitos Humanos de crianças e adolescentes no Brasil”, “30 anos após a Rio 92″. O evento contará com duas exposições, sendo uma sobre o “Bicentenário da independência do Brasil” e outra sobre o grande naturalista e professor Fritz Müller.

Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão “Reforma do ensino médio”, “O bicentenário de Fritz Müller”, “Doenças raras no Brasil”, “Impacto da pandemia de covid-19 nas doenças tropicais negligenciadas”, “Mídia, desinformação e eleições”, “A universidade tardia do Brasil e as propostas de Anísio Teixeira”, “O Plano Nacional de educação e um projeto de país”, “Percepção da ciência na sociedade”, “O antes e o depois da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)” e “História das urnas eletrônicas no Brasil – 200 anos da independência”.

Temas como “Internet no Brasil: desafios para as políticas públicas”, “Metodologias e aplicações avançadas de inteligência artificial”, “Avanços e desafios para a conservação e sustentabilidade na Caatinga”, “Jornalismo e direitos humanos: cobertura, enquadramentos e representação social”, “Bicentenário da independência – a trajetória das ciências físicas e naturais no Brasil”, “Educação de surdos” e “Caminhos para transferência de tecnologia e geração de inovação e riqueza no Brasil no século XXI”, serão discutidos nos painéis.

Para Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, estes temas são importantes para o desenvolvimento do Brasil. “Vamos abordar assuntos caros ao País como o orçamento de ciência, tecnologia e inovação, que tem sido reduzido nos últimos anos, negacionismo e fake news. Vamos também abordar assuntos relacionados educação, com por exemplo, à Lei das Cotas, por conta dos seus dez anos”, explica.

Linhares Sales comenta ainda que as atividades serão conduzidas por meio de trilhas. “A programação científica e cultural poderá ser percorrida pela “Trilha da Ciência” no campus Darcy Ribeiro. O trajeto se iniciará na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e se encerrará no Centro Comunitário. No meio do caminho, os participantes passarão pela “Trilha Gastronômica”, em frente ao Restaurante Universitário, conta ela, que é uma das coordenadoras da 74ª Reunião Anual.

Para Linhares Sales, embora o momento seja de indefinição sanitária, além da instabilidade do País e do mundo, a SBPC tem a satisfação de voltar a fazer a Reunião Anual em uma instituição que vive um momento emblemático. “Além da universidade estar sendo exigente para barrar a disseminação da covid, praticando os protocolos de segurança, exigindo o passaporte vacinal, a reunião será realizada durante o centenário de Darcy Ribeiro e o centenário da Semana de Arte Moderna, além das comemorações dos 60 anos da UnB. Tenho certeza que será uma reunião histórica”, afirma.

Ela explica ainda que por ser um ano de eleições, a SBPC vai entregar aos presidenciáveis, durante atividade da 74ª Reunião Anual, um documento que está sendo elaborado durante as discussões de seminários temáticos na série “Projeto para um novo Brasil”. “Todos serão convidados a comparecer ao evento, mas aqueles que não forem, receberão o documento que trará propostas de políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação, ou seja, assuntos relevantes para o desenvolvimento do País”, explica. E complementa que é importante de o Brasil ter parlamentares mais sensíveis e alinhados com CT&I e educação, áreas tão essenciais para o País. “Por estarmos em Brasília, será uma ótima oportunidade para que todos os parlamentares, não só os presidenciáveis, possam visitar o maior evento científico do Brasil”.

Expectativas

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, as expectativas para a realização da 74ª Reunião Anual são elevadas, mesmo ela sendo realizada de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais – algumas serão transmitidas ao vivo para os canais do YouTube da SBPC e da UnB. “Tivemos duas Reuniões Anuais virtuais por causa da pandemia de covid-19 e agora, com os sinais de que a transmissão do coronavírus está diminuindo e com todos os protocolos – mantendo distanciamento, máscaras e higienização das mãos – estamos muito animados com a volta do presencial. Isso porque o convívio humano é essencial, principalmente para o público jovem, já que teremos atividades interativas”, afirma. E completa, “a reunião é uma ótima oportunidade para os participantes verem como que a ciência é feita, acompanhar discussões interessantes das políticas de CT&I e de educação. É fascinante descobrir coisas novas e a Reunião Anual, que é considerada o maior evento científico brasileiro, é uma ótima oportunidade para isso”, finaliza.

Janine Ribeiro ressalta ainda que a 74ª Reunião Anual irá celebrar muitas coisas importantes, dentre elas, os 60 anos da UnB, que foi um projeto de universidade idealizada pelo grande educador Darcy Ribeiro. “Nós temos comemorações importantes, além dos assuntos já presentes no evento, como educação, meio ambiente, direitos humanos e CT&I”, comenta.

Fernanda Sobral, professora emérita da UnB e vice-presidente da SBPC, também comemora o retorno de parte das atividades de forma presencial. “Tenho certeza que essa edição vai marcar a história da UnB e da SBPC. Será uma reunião memorável e com grande impacto depois de duas reuniões virtuais”, comemora. Ela também ressalta que os participantes poderão conhecer aspectos da arquitetura da universidade ao caminharem pela “Trilha da arquitetura e das artes”.

Márcia Abrahão, reitora da UnB, também concorda que a 74ª Reunião Anual vai ocorrer num ano muito especial para a Universidade de Brasília, nas comemorações dos seus 60 anos e do centenário do seu fundador, Darcy Ribeiro. “É sempre importante ressaltar o papel da ciência, ainda mais neste momento da história em que os cientistas têm sido fundamentais para o combate da pandemia de covid-19. O papel da educação e da ciência ficou mais claro para a população, apesar da tragédia das mortes e das consequências da doença, pessoais e coletivas”, afirma.

Já para Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação e coordenadora da Comissão Científica da UnB da 74ª Reunião Anual, o encontro anual será uma oportunidade fantástica para reunir cientistas de todas as áreas do conhecimento, estudantes do ensino médio, de mestrado e de doutorado e profissionais que trabalham com ciência e tecnologia, além da própria sociedade. “Considerando os debates que serão realizados no contexto de eleições presidenciais em todas as regiões do País, é um momento para apoiar os esforços das universidades públicas e associações científicas, no sentido de incluir no programa do próximo governo eleito a reconstrução do sistema nacional de ciência e tecnologia”, afirma ela que estima um público de mais de 6 mil pessoas durante todo o período.

Mais informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados