amazon

Amazônia menos resiliente

Estudo aponta que floresta está perdendo capacidade de se recuperar de eventos como secas e incêndios

Secas, incêndios, desmatamento. Esses e outros eventos extremos estão devastando a Amazônia. E cada vez mais a floresta perde sua capacidade de se recuperar deles. Isso é o que revela uma pesquisa publicada na revista Nature Climate Change.

Segundo o estudo, desde o início dos anos 2000, 75% da cobertura vegetal da floresta amazônica mostra sinais de mudança em sua capacidade de se recuperar de eventos extremos — o que é chamado de resiliência. A pesquisa ainda mostrou que áreas florestais próximas à ocupação humana, como cidades e terras agrícolas, está perdendo resiliência mais rapidamente. A floresta em pé e sua capacidade de regeneração são, segundo pesquisas, essenciais para a biodiversidade, o ciclo do carbono e as mudanças climáticas.

Para detectar variações, os pesquisadores usaram dados de sensoriamento remoto baseados em indicadores como Densidade Ótica da Vegetação (DOV) e Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN). O estudo sugere que a baixa precipitação média anual e o aumento da interferência humana na Terra podem estar contribuindo para a perda de resiliência. No entanto, aponto a necessidade da ciência entender melhor o papel desempenhado por esses dois fatores e o motivo do declínio observado desde 2000.

Ou autores alertam que floresta está mudando, mas ainda é possível reverter o cenário. As políticas climáticas governamentais, por exemplo, desempenham um grande papel na equação.

Acesse o artigo na revista Nature Climate Change

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados