tradicional

Medicinas tradicionais agora são descritores oficiais de artigos científicos

Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) incluiu as medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI) como nova categoria

As medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI)  compreendem uma série de sistemas médicos, terapêuticos e de práticas de saúde, que têm em comum uma visão abrangente dos seres vivos, da saúde e da doença. Alguns desses sistemas fazem parte das tradições e saberes ancestrais de culturas antigas, outros são propostas inovadoras que promovem uma visão holística da vida, da saúde, dos processos de doença, cuidado, recuperação, reabilitação e até mesmo da morte.

Porém, até hoje eles ficaram de foram dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), o mais importante repositório de artigos científicos.

O DeCS/MeSH foi criado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde — também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (Bireme) — para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais. Além disso, também visa ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como LilacsMedLine e outras.

A proposta é a de inserir, a partir da próxima edição do DeCS/MeSH, uma categoria de código [MT] denominada “Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas”, contendo 89 descritores hierarquizados, dos quais 38 seriam novos no tesauro. A inclusão surge da necessidade de representar a literatura especializada dessa área do conhecimento.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), as MTCI constituem importante modelo de cuidado à saúde, sendo em muitos países a principal oferta de serviços à população. Em outros países, a forma de inserção nos sistemas de saúde acontece de forma complementar ao sistema convencional. O Brasil é referência mundial no campo das MTCI no que diz respeito à inserção destas práticas no sistema público de saúde.

* Com informações da ONU Brasil

 

Imagem: Unsplash

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados