depression

Grupo de trabalho da OMS desenvolverá recomendações para acelerar ações em favor da saúde mental após efeitos da pandemia

Levantamentos apontam que número de pacientes com ansiedade e depressão subiu em 25% no primeiro ano da crise sanitária

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) lançou na última semana a Comissão de Alto Nível sobre Saúde Mental e Covid-19. O grupo de trabalho desenvolverá diretrizes e recomendações para reduzir o impacto gerado na saúde mental da população na região por conta da razão da pandemia. O trabalho se concentrará em cinco áreas principais: recuperação da pandemia e promoção da saúde mental como prioridade, necessidades de saúde mental das populações vulneráveis, integração da saúde mental na cobertura universal de saúde, financiamento, bem como promoção e prevenção de condições de saúde mental.

A ação surge depois que um dossiê científico publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25% no primeiro ano da pandemia. Uma análise da Opas na região das Américas também sugeriu que um terço das pessoas que sofreram com a covid-19 foram diagnosticadas com um transtorno neurológico ou mental. Outro estudo realizado com o apoio da Organização mostra que, em 2020, entre 14,7% e 22% dos profissionais de saúde apresentavam sintomas que levavam à suspeita de depressão.

Esforço coletivo

A Opas alerta que a pandemia de covid-19 teve efeitos arrasadores e é esperado que muitos deles sejam de longo prazo.

Segundo a agência, os países das Américas têm feito esforços importantes para atender às crescentes necessidades de saúde mental durante a pandemia. No entanto, a baixa prioridade dada ao tema historicamente, com recursos humanos e financiamento insuficientes e mal capacitados, tem dificultado a capacidade de resposta adequada.

Os membros da Comissão prepararão um relatório com as principais recomendações baseadas em evidências para melhorar a saúde mental nas Américas e transformar os sistemas e serviços de saúde mental após a pandemia. O trabalho deve ser concluído no último trimestre de 2022.

* Com informações da ONU

 

Imagem: Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados