marcha

Espaço Ciência, SBPC, Academias de Ciências e universidades realizam Marcha pela Ciência

As atividades online serão realizadas nesta sexta-feira (13), das 9h30 às 11h30, com transmissão pelo YouTube

O Espaço Ciência, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a ABC e APC (Academias Brasileira e Pernambucana de Ciências) e Universidades Federal, Rural e UPE se unem nesta sexta (13) em uma programação especial. Das 9:30h às 11:30h, pesquisadores(as) das sete instituições participam de rodas de conversa e alertam para os escassos recursos destinados à pesquisa científica no país.

Serão quatro rodas de conversa, sobre temas como os marcos da Ciência em Pernambuco, a importância da Ciência no dia-a-dia, Ciência e inclusão, divulgação científica, Inteligência Artificial, Mulheres na Ciência. Cada sessão de bate-papo terá a duração média de meia hora, e será realizada de forma dinâmica e descontraída, com participação de grupos de alunos. Confira a programação das rodas de conversa:

9:30 às 10h– Ascendino Silva (UFPE) e Anderson Gomes (UFPE/Academia Brasileira de Ciências) -“ Os marcos da Ciência em Pernambuco e a importância da Ciência no dia-a-dia”

10h às 10:30h – Maria José Sena (UFRPE/Academia Pernambucana de Ciências) e Maria do Carmo Soares (SBPC)- “Ciência e Sociedade; divulgação científica e inclusão”

10:30h às 11h– Fernando Buarque (UPE)- “Inteligência Artificial para jovens”

11h às 11:30h– Giovanna Machado (UFPE/Programa Futuras Cientistas)- “Futuras Cientistas: a Ciência é para todas”

Haverá também intensa atividade nas redes sociais. No local das rodas de conversa, haverá cartazes para que os visitantes registrem seu recado e postem fotos usando o filtro da Marcha, disponível no Instagram do Espaço Ciência. Não esqueçam de usar a hashtag #MarchapelaCiencia e de marcar o Espaço Ciência (espacociencia_pe) e a SBPC em Pernambuco (sbpc.pe)

Além do bate-papo presencial, duas rodadas de conversa pela web acontecem na tarde da sexta: a primeira, sobre “Covid -19: Desafios da informação, reúne, a partir das 14h, as pesquisadoras Ana Brito, da UPE/Fundação Oswaldo Cruz, e Ana Cláudia Farranha, da Universidade de Brasília (Unb).

O segundo debate será às 17h e, com o tema “Saúde e Ciência”, reúne cientistas do Pará, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. Todos os webinários serão mediados pela coordenadora regional da SBPC em Pernambuco, Rosário Andrade, e serão transmitidos pelo Youtube UFRPE NEI e UFRPE OFICIAL. Confira a programação remota:

14h- Covid -19: Desafios da informação – Com: Ana Brito (UPE/Fundação Oswaldo Cruz), e Ana Cláudia Farranha (Universidade de Brasília – Unb). Mediação: Rosário Andrade (SBPC-PE)

17h- Saúde e Ciência – Com: Rosa Couto (UFPA/SBPC-PA); Carolina Freire (UFPR/SBPC-PR); e Cristiana Brito (Fiocruz/SBPC-MG). Mediação: Rosário Andrade (SBPC-PE)

Com informações do Diário de Pernambuco

 

Imagem: Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados