hospital

Alterações climáticas ameaçam os sistemas de saúde

Estudo global alerta para a ameaça iminente que as mudanças climáticas representam para os sistemas de saúde.

Aumento de doenças transmitidas por vetores, água e alimentos; piora nas condições respiratórias, desnutrição, lesões e mortes relacionadas a catástrofes ambientais e migrações forçadas devido ao clima. Esses são alguns dos problemas causados pelas mudanças climáticas que podem colocar em xeque os sistemas globais de saúde.

A afirmação surge de uma investigação de três anos que analisou mais de 500 artigos científicos realizados por cerca de 80 pesquisadores de 50 países agrupados na rede de academias de ciências Interacademy Partnership (IAP). O relatório “Saúde na Emergência Climática: Uma Perspectiva Global”, alerta que os impactos do clima na saúde continuarão a aumentar a menos que os governos tomem medidas urgentes de mitigação e adaptação com base em evidências científicas disponíveis, que para serem eficazes, devem ser desenvolvidas de forma integrada tanto ao nível inter-regional, como ao nível nacional e regional.

Estudos

O relatório cita um estudo da Nature Climate Change, que aponta que um terço das mortes relacionadas ao calor pode ser atribuída às mudanças climáticas.

Outra pesquisa citada pelo documento, da The Lancet Planetary Health, alerta que, se não for alterado, o calor extremo (um aumento da temperatura global de 2,5°C acima dos tempos pré-industriais) impedirá que cerca de bilhões de pessoas realizem trabalho físico durante parte do ano.

Mais um artigo da The Lancet Planetary Health incluído no relatório do IAP indica que pode haver mais 4,7 bilhões de novos casos de dengue e malária, particularmente em áreas urbanas e planícies, até 2070.

Ação urgente

Para os autores do estudo, a primeira medida a ser tomada é reconhecer a gravidade da situação e a necessidade de agir imediatamente. Embora o relatório forneça orientação, os pesquisadores alertam que a eficácia das intervenções de adaptação ou mitigação pode ser diminuída se a ação for atrasada.

Os pesquisadores também apontam que os governos devem buscar ações elaborar políticas de saúde relacionadas às mudanças climáticas e projetos de mitigação para as cidades.

 

* Com informações da SciDev.Net


Leia mais

Informe “Saúde na emergência climática: uma perspectiva global”

Informe sobre a América Latina e o Caribe

Resumo executivo sobre a América Latina e o Caribe

 

Imagem: Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados