villa-lobo

Museu disponibiliza livros sobre Villa-Lobos para download gratuito

14 livros da série "Presença de Villa-Lobos" podem ser baixados em formato PDF

Uma série bibliográfica em 14 volumes que reúne vários artigos de intelectuais, amigos, músicos e personalidades em homenagem aquele que é considerado um dos maiores músicos brasileiros. Os livros “Presença de Villa-Lobos” contam um pouco sobre essa célebre figura nacional — e agora estão disponíveis para download gratuito pela biblioteca virtual do Museu Villa-Lobos.

Os primeiros 12 volumes da série foram publicados entre 1965 e 1981, sob a direção de Arminda Villa-Lobos, segunda esposa do compositor. O 13.º volume data de 1989 e o 14.º, em homenagem à Arminda, é de 2012.

Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de mil obras. Sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi também com Villa-Lobos que a música brasileira de concerto se tornou amplamente reconhecida em outros países.

O Museu Villa-Lobos nasceu como instituição pública federal em 22 de junho de 1960. Sob a guarda da instituição, encontra-se uma parcela significativa de coleções que têm como suporte o papel: partituras manuscritas e impressas, correspondência, documentos textuais, fotografias, programas de concertos, recortes de jornais nacionais e internacionais e cartazes; além do acervo sonoro e das coleções de instrumentos musicais, artes visuais, homenagens e objetos pessoais, entre outros. O mais completo acervo musical sobre o compositor, incluindo a quase totalidade de seus originais, está preservado no museu.

Clique aqui para ter acesso aos livros em formato PDF.

 

* Com informações do Museu Villa-Lobos

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados