Uma série bibliográfica em 14 volumes que reúne vários artigos de intelectuais, amigos, músicos e personalidades em homenagem aquele que é considerado um dos maiores músicos brasileiros. Os livros “Presença de Villa-Lobos” contam um pouco sobre essa célebre figura nacional — e agora estão disponíveis para download gratuito pela biblioteca virtual do Museu Villa-Lobos.
Os primeiros 12 volumes da série foram publicados entre 1965 e 1981, sob a direção de Arminda Villa-Lobos, segunda esposa do compositor. O 13.º volume data de 1989 e o 14.º, em homenagem à Arminda, é de 2012.
Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de mil obras. Sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi também com Villa-Lobos que a música brasileira de concerto se tornou amplamente reconhecida em outros países.
O Museu Villa-Lobos nasceu como instituição pública federal em 22 de junho de 1960. Sob a guarda da instituição, encontra-se uma parcela significativa de coleções que têm como suporte o papel: partituras manuscritas e impressas, correspondência, documentos textuais, fotografias, programas de concertos, recortes de jornais nacionais e internacionais e cartazes; além do acervo sonoro e das coleções de instrumentos musicais, artes visuais, homenagens e objetos pessoais, entre outros. O mais completo acervo musical sobre o compositor, incluindo a quase totalidade de seus originais, está preservado no museu.
Clique aqui para ter acesso aos livros em formato PDF.
* Com informações do Museu Villa-Lobos