ra sbpc

SBPC retoma reunião presencial com centenas de atividades

O evento será realizado entre os dias 24 e 30 de julho nos campi na Universidade de Brasília e também contará com atividades virtuais

Após dois anos atividades virtuais por conta da pandemia de coronavírus, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retoma a realização presencial da Reunião Anual com uma programação ainda maior. Esta 74ª edição será híbrida, com 117 atividades presenciais nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina – e 110 online, com transmissão pelo YouTube. O evento será realizado de 24 a 30 de julho e terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Com 44 conferências (27 presenciais), 75 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (2 presenciais), 16 webminicursos, 4 sessões especiais (presenciais), 3 encontros (presenciais) e 1 assembleia (presencial), a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. De forma experimental, a SBPC levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, as expectativas para a realização desse grande encontro da ciência após quase 30 meses de pandemia são elevadas. “Tivemos duas Reuniões Anuais virtuais por causa da covid-19 e agora, com os sinais de que a transmissão do coronavírus está diminuindo e com todos os protocolos de segurança – mantendo distanciamento, máscaras e higienização das mãos –, estamos muito animados com a volta do presencial. Isso porque o convívio humano é essencial, principalmente para o público jovem, já que teremos atividades interativas”, afirma.

Janine Ribeiro ressalta ainda que a reunião é uma ótima oportunidade para os participantes verem como que a ciência é feita, acompanhar discussões interessantes das políticas de CT&I e de educação. “É fascinante descobrir coisas novas e a Reunião Anual, que é considerada o maior evento científico brasileiro, é uma ótima oportunidade para isso”, diz.

Palestrantes

O evento contará com a participação de cientistas de destaque no País e no mundo, como Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que irá proferir a conferência “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”.

Como de costume, a Reunião Anual será um espaço de debates estratégicos para o futuro do setor, como a formulação de políticas públicas para a CT&I. Por isso, irá reunir gestores importantes da área como Paulo Alvim, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Cláudia Mansani Queda de Toledo, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes). Parlamentares também participarão de atividades.

Para debater temas relacionados ao meio ambiente a programação contará com a participarão de especialistas, dentre eles, Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) e vice-presidente da SBPC, Carlos Nobre, pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), e Luciana Gomes Barbosa, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Grupo de Trabalho Meio Ambiente da SBPC.

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Confira aqui informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados