podcast capa site 6

Confira depoimento de Marília de Andrade sobre Oswald de Andrade

Coreógrafa e dançarina revela histórias do pai escritor, um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna

A relação intensa entre pai e filha deixou marcas definitivas na vida de Marília de Andrade, que tinha nove anos quando seu pai, Oswald de Andrade, morreu em 1954. Em uma longa conversa, a professora aposentado da Unicamp, que criou o curso de graduação em Dança da Universidade, traz um emocionado depoimento sobre os últimos anos da vida de Oswald, também revelados no livro “Diário confessional”, recém-publicado pela Companhia das Letras com material inédito, trazido a público mais de 70 anos após a morte do modernista. As anotações de Oswald em seu diário começaram em 1948, quando Marília tinha apenas três anos de idade. Somente agora ela leu os relatos e nos conta que precisou criar coragem para isso.

Feminista da linha de frente na década de 1970, período em que ela já trazia para o debate questões de identidade de gênero, Marília desenvolveu uma sólida carreira acadêmica e artística ao longo de sua vida. Primeiro como psicóloga social, área em que se tornou pesquisadora e fez PhD pela Columbia University; depois como coreógrafa e dançarina, profissão que lhe permitiu apresentar-se em palcos do mundo inteiro, a começar por “Kuarup”, com o Ballet Stagium. Especializou-se em Isadora Duncan, bailarina que também cruzou a vida do seu pai. Marília conta que se iniciou no ballet, aos 3 anos, com uma outra bailarina que marcou a vida de Oswald, como ele revela em seu diário.

Marília de Andrade é a única filha mulher e também a única viva de um total de quatro filhos. Ela é curadora da obra de Oswald, que continua sendo traduzida em todo o mundo. Estas e outras lembranças, como a que ela dançou na sala de sua casa para Villa-Lobos a pedido do seu pai, Marília compartilha conosco nesta edição do Ciência & Cultura Cast.

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados