podcast capa site 5

Memórias afetivas de Tarsilinha do Amaral e João Cândido Portinari

Sobrinha-neta de Tarsila do Amaral e filho de Cândido Portinari contam um pouco da intimidade dos dois modernistas

Em um bate-papo impulsionado pelas lembranças, Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, e João Cândido Portinari, filho único de Cândido Portinari, falam sobre suas memórias afetivas e contam um pouco da intimidade dos dois modernistas.

Nenhum dos dois artistas participou da programação da Semana de Arte Moderna de 22, mas suas obras estão inscritas no movimento modernista, a exemplo do painel “Guerra e Paz”, produzido por Cândido Portinari para a ONU, e do quadro “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, que teria inspirado o “Manifesto Antropófago” do escritor Oswald de Andrade, com quem Tarsila foi casada.

Tarsilinha fala de sua teoria de que o “Abaporu” seria um autorretrato de Tarsila, com o qual presenteou seu marido Oswald. A sobrinha-neta é curadora de toda a obra de Tarsila do Amaral.

João Cândido conta detalhes da exposição Portinari Para Todos, até o dia 10 de julho de 2022 em São Paulo, no MIS Experience (Rua Cenno Sbrighi, 250, no bairro Água Branca). Segundo ele, esta é a maior exposição já realizada sobre Portinari. O filho do artista está à frente, há mais de 40 anos, do Projeto Portinari, que já reuniu mais de 30 mil documentos, entre eles seis mil cartas de Portinari trocadas com amigos como Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira e Villa-Lobos, que frequentavam a casa da família e conviviam com o menino João.

Além das artes plásticas, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari tinham em comum uma grande preocupação social e uma inegável sensibilidade. Estas marcas ficaram evidentes em suas obras e em suas vidas pessoais, como nos contam Tarsilinha e João Cândido em nossa conversa do Ciência & Cultura Cast.

 

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados