Tradição escravista

Na medida em que a escravização dos nativos era reprimida, a escravização dos negros da África se agravava. Assim, a situação foi sempre pior para os negros do que para os índios. A bem da verdade, isso já vinha dos tempos do infante D. Henrique, no início das Grandes Navegações. Foi ele quem introduziu o tráfico de escravos no Atlântico em 1441. Depois Portugal introduziu o tráfico de escravos nas Américas usando suas colônias em ilhas africanas do Atlântico como Cabo Verde (1460), São Tomé e Príncipe (1490), até então desabitadas, como pontos de ajuntamento de cativos e depósitos de mercadorias que chegavam ao litoral da Mauritânia (1445), a São Jorge das Minas (1482), perto de Elmina na atual Gana (entre parênteses, os anos de início). Esses negócios no litoral oriental africano eram lucrativos, pois curto-circuitavam a rota terrestre transaariana controlada pelos atravessadores muçulmanos.

Mas os interesses lusitanos se voltaram para o comércio mais lucrativo na Índia, pois em 1453, com a Queda de Constantinopla pelos turcos, caia a fonte de especiarias, sedas e outros bens luxuosos produzidos na Ásia e no Oriente Médio. O estabelecimento do Estado Português da Índia entre 1500 e 1515 marcou também lá o início do tráfico de escravos no Oceano Índico. Navios portugueses transportavam escravos de Moçambique para seus assentamentos na Índia como Damão, Diu e Goa, e, finalmente, até Macau na China e Nagasaki no Japão.

Portanto, quando o tráfico começou no Brasil, Portugal já tinha know-how de pelo menos um século!

O Brasil se tornava o maior produtor de açúcar do mundo. Já estava em vigor o sistema da plantation, caracterizado por vastas áreas cultivadas de um único dono, o senhor de engenho; produção monocultural visando ao comércio exterior, sem preocupação com a subsistência da população local e utilização de mão de obra escrava africana. Escravos africanos foram utilizados como mão de obra substitutiva dos índios e, se não houve bula papal para defender a liberdade dos negros como era defendida a dos indígenas, flancos foram deixados abertos permitindo que eles fossem escravizados sob a justificação absurda de que o tráfico salvava almas condenadas ao paganismo e era necessária para o desenvolvimento do Brasil.

Quando mais tarde os holandeses, não católicos, mas calvinistas, sob o governo de Nassau, um humanista calvinista, permitiram a escravização de africanos e inclusive promoveram conquistas na África para aumentá-la, o argumento foi, de novo, a necessidade.

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados