Forma, tamanho da Terra e sua distância ao Sol (1671-1673)

As grandes viagens marítimas do século 16 e, particularmente a circunavegação, despertaram o interesse em calcular o tamanho (raio) da Terra com mais precisão. Em 1617 o físico e matemático holandês Willebrord Snell (1580-1626), aquele da lei da refração, determinou em seu país a distância correspondente a um arco de 1º ao longo do meridiano, utilizando o método da triangulação geodésica. Marcgrave antes de vir para o Brasil, fez observações astronômicas em Leiden, utilizando o mesmo quadrante usado por Snell para realizar a triangulação.

Picard e maior precisão das medições astronômicas

Jean Picard (1620-1682) era sacerdote católico. Estudou no mesmo colégio jesuíta de La Flèche, onde também estudara René Descartes (1596-1650), instituição concebida para selecionar e formar as melhores mentes. Indo para Paris, mesmo autodidaticamente Picard adquiriu competência para ser assistente de Pierre Gassendi (1592-1655), também sacerdote, matemático e astrônomo, capaz de liderar livres pensadores, o primeiro a observar um trânsito de Vênus (trânsito é a passagem de um planeta interno à órbita da Terra, na frente do disco solar) e reintrodutor do atomismo de Epicuro. Em 1655, após a morte de Gassendi, Picard se tornou professor de Astronomia no Collège de France em Paris e em 1666, logo após a fundação, se tornou membro da Real Academia de Ciências. A partir daí ele se dedicou inteiramente a servir a Academia.

Usando o mesmo método de Snell, entre 1669 e 1670 Picard fez medições mais precisas do arco meridiano que passava por Paris. O resultado tinha tanta precisão que o notabilizou. Com base nesse resultado estimou o tamanho da Terra, que foi aplicado por Newton em sua Teoria da Gravitação. Na verdade, Picard usou instrumentos astronômicos mais sofisticados: seu telescópio tinha ocular dotada de retículo (filamento delgado para medir pequenos ângulos) que podia ser posicionado com grande precisão com ajuda de parafuso micrométrico. Já sabemos que o holandês Huygens tinha inventado o relógio de pêndulo em 1657. Para a cronometragem Picard utilizou o pêndulo inventado por Huygens.

Assim a precisão que Tycho Brahe obtinha a olho nu, tipicamente de 2’, passou a ser da ordem de 10”, isto é, 12 vezes superior. Esses aprimoramentos instrumentais elevaram os métodos de determinação de longitude a um novo patamar.

Expedição astronômica de Jean Richer a Caiena (1672-1673)

Graças à precisão alcançada com instrumentos aprimorados, Picard na sequência passou a observar eclipses dos satélites de Júpiter com Jean-Dominique Cassini (1625-1712), primeiro diretor do recém-fundado Observatório de Paris e Jean Richer (1630-1696), astrônomo assistente desse observatório desde a sua fundação em 1666. Este seria enviado pela Academia de Ciências para Caiena, para realizar várias tarefas observacionais de interesse da Astronomia e da Geodésia.

A primeira delas era fazer observações do Sol para melhor determinar a obliquidade da eclíptica (eclíptica é o plano da órbita da Terra ao redor do Sol; sua obliquidade de cerca de 23,4º é em relação ao plano do equador da Terra; ela explica as estações do ano); essas observações em Caiena, a cerca de apenas 5º ao norte do equador, seriam menos afetadas pela refração atmosférica (o índice de refração do ar é próximo da unidade, índice de refração do vácuo, desviando só na quarta casa decimal depois da vírgula; no entanto, seus efeitos falseando a verdadeira posição dos astros são mensuráveis, principalmente perto do horizonte onde não só a densidade do ar é maior, como também a distância percorrida pela luz na atmosfera). Nesse sentido, a observação a maiores elevações acima do horizonte reduz esse efeito, o que é possível perto do equador ou na zona tropical, onde os arcos do movimento diurno dos astros tendem a ser mais verticais.

A segunda tarefa consistia na medição da paralaxe de Marte. Paralaxe, no caso, era a diferença angular da posição de Marte em relação às estrelas fixas, medida em Caiena e medida ao mesmo tempo no Observatório de Paris. A linha de base da triangulação paralática era o segmento ideal de uma reta entre Caiena e Paris. Só por observar de Caiena, próxima do equador como vimos no parágrafo anterior, a paralaxe de Marte medida em Caiena seria afetada com erro menor. Além disso, a ida de Richer a Caiena foi programada para ocorrer quando Marte estivesse na configuração de oposição. Essa configuração ocorre quando a Terra, em seu movimento orbital ao redor do Sol, fica posicionada entre o Sol e Marte, que é exterior à órbita da Terra. Então essa é a configuração em que Marte se encontra mais próximo da Terra, o que favorece a detecção da paralaxe. O importante é que a paralaxe de Marte permite determinar a distância de Marte à Terra. Essa informação torna possível saber a distância de qualquer planeta ao Sol. Como? Recorrendo à 3ª Lei de Kepler segundo a qual, o cubo da distância média ao Sol de qualquer planeta, a menos de uma constante conhecida, é igual ao quadrado do período orbital desse planeta. O período orbital é algo que também pode ser medido por observação. A distância média da Terra ao Sol é um padrão fundamental de medida astronômica denominado Unidade Astronômica. Com essa observação de Richer, ela foi determinada pela primeira vez com boa precisão. Isso permitiu conhecer com confiança o tamanho do Sistema Solar.

A terceira tarefa de Richer era para solucionar uma controvérsia. Já se admitia que a Terra não era perfeitamente esférica. Havia duas possibilidades: ou seria achatada nos polos, ou alongada. O período de oscilação do pêndulo de Huygens poderia dirimir essa dúvida. O mesmo experimento foi realizado em Caiena e em Paris, mantendo-se o mesmo comprimento da haste de suspensão do pêndulo. Notou-se que a frequência de oscilação do pêndulo era menor em Caiena do que em Paris, portanto o período de oscilação era maior. Pela latitude maior de Paris, ou seja, pelo afastamento maior em relação ao equador, se concluiu que a aceleração da gravidade no equador era menor, o que implicava que Caiena estava mais afastada do centro da Terra do que Paris (a rotação da Terra também contribui para aumentar o período do pêndulo, mas essa contribuição é menos importante). Portanto a Terra era achatada nos polos, opinião compartilhada por Huygens e Newton. Já para René Descartes e seus seguidores a Terra era alongada nos polos. Jacques Cassini (1677-1856), filho de Jean-Dominique era um deles.

Pelos resultados obtidos, que respondiam satisfatoriamente a questões astronômicas fundamentais postas na época, só podemos concluir que a missão observacional conduzida por Richer em Caiena foi um sucesso total. Foi a primeira expedição da história empreendida com objetivo exclusivamente científico. Como recompensa ele ganhou o título de matemático da Academia de Ciências.

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados