Diretório dos Índios (1755)

O Diretório dos Índios foi uma lei redigida em 1755 por D. José I e implementada em 1757 pelo seu ministro, o Marquês de Pombal. Nesse ano, no Estado do Maranhão e Grão-Pará os aldeamentos indígenas ganharam a condição de vilas ou aldeias, e passaram a ser administrados por agentes públicos, não mais por religiosos. O poder espiritual foi passado ao clero secular. Os índios aldeados foram emancipados e equiparados aos outros habitantes do Brasil. A política de Pombal buscava incorporar o índio à sociedade dos brancos, transformá-lo em um trabalhador ativo de padrão europeu, a fim de assegurar o povoamento e a defesa do território colonial. O uso das línguas indígenas foi proibido. A cultura indígena teria que ser extinta e a mestiçagem entre colonos brancos e índias foi estimulada para diluir a herança indígena.

Os jesuítas criticaram o Diretório, pois eles tinham antes total autonomia para gerir os aldeamentos. No ano seguinte o Diretório passou a ser aplicado em todo o Brasil. Mas, por denúncias de corrupção e abuso dos diretores de índios, o Diretório foi extinto em 1798 por D. Maria I. Se Pombal previa mecanismos de aculturação dos indígenas aos padrões europeus, D. Maria I “decretou”, de imediato, a igualdade dos indígenas com os outros vassalos, igualdade essa que obviamente não existia.

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados