Saiba mais sobre a história da ciência no Brasil em três vídeos
Quando você usa seu celular, dirige seu carro, ou até mesmo quando remove o esmalte da unha, a ciência está presente. E está presente também em questões mais complexas, como no desenvolvimento de vacinas e na preservação do meio ambiente. Para que a população adquira conhecimento sobre ciência e saiba o quanto ela está presente em seu entorno, a divulgação científica é essencial.
Essa edição especial da Ciência & Cultura – 200 anos de ciência e tecnologia no Brasil aborda temas importantes de dois séculos de presença da ciência no Brasil. Para cobrir um tema tão amplo – e tão importante – a cada capítulo indicamos três vídeos para ajudar a conhecer melhor a ciência brasileira. Confira:
Eclipse de Sobral
(SBPC, 2019)
A animação conta a história do eclipse solar observado em 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral (CE), aqui no Brasil. As imagens captadas foram decisivas para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Foi graças ao sucesso desse experimento que o físico alemão ficou conhecido como um dos maiores gênios do século XX.
Johanna Döbereiner
(Ciência gera Desenvolvimento, ABC, 2019)
O vídeo apresenta o trabalho de Johanna Döbereiner, célebre engenheira agrônoma que foi pioneira nos estudos do solo no Brasil. Suas pesquisas sobre bactérias fixadoras de nitrogênio foram cruciais para que o Brasil se tornasse o segundo maior produtor de soja em âmbito mundial.
Cesar Lattes
(Um cientista, uma história. FRM/SESI, 2015)
O vídeo conta a história do físico brasileiro Cesar Lattes, um dos descobridores da partícula subatômica méson pi. Lattes foi um dos mais ilustres físicos do Brasil e seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da física atômica no país.