sociedade

Sociedades científicas gravam vídeos sobre sua história

Vídeos constituíram a atividade “200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, parte da programação da 74ª Reunião Anual da entidade

As sociedades científicas são fundamentais para defender o interesse de seus associados, estimular a pesquisa científica e promover a divulgação da ciência. No cenário atual de enfrentamento de tantas crises, muitas vezes elas vão além de seu escopo e lutam por causas como inclusão cultural e de gênero, proteção ambiental, democracia e justiça social. Isso é o que mostra uma série de vídeos institucionais gravados por 17 sociedades científicas para a atividade “200 anos da Ciência Brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, parte da programação da 74ª Reunião Anual da entidade, realizada de 24 a 30 de julho na Universidade de Brasília (UnB).

As sociedades científicas têm uma origem histórica longínqua, que remonta à época do Renascimento. No período, novos incentivos à pesquisa científica levaram ao surgimento de organizações que reuniam os grandes pensadores da época. No Brasil, uma das primeiras tentativas de organização científica também data do século XVIII: a Academia Científica do Rio de Janeiro, que visava a difusão de determinados aspectos da ciência entre a elite local. Mas a entidade teve poucos membros e uma vida curta. No século seguinte, houve poucas tentativas de organização das poucas pessoas que trabalhavam com ciência. Com a República, houve uma diversificação regional no desenvolvimento científico e técnico, que se ampliou durante o século XX.

Desta forma, no século XX, as sociedades científicas se multiplicaram – especialmente em sua segunda metade, quando a ciência cresceu no País, as universidades se espalharam pelo território nacional e surgiu a pós-graduação. Hoje o Brasil possui inúmeras sociedades cientificas espalhadas em quase todas as áreas do conhecimento e muitas delas com estruturas regionais. E elas vêm cumprindo um papel fundamental não apenas no desenvolvimento da ciência, mas também em questões políticas e sociais.

Assista aos vídeos e conheça mais sobre a história dessas importantes sociedades científicas aqui.

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados