hand

11 de agosto: o Brasil se une em defesa de eleições livres, da Democracia, da Educação e da Ciência

SBPC conclama todas as entidades acadêmicas e científicas afiliadas e todos os cientistas brasileiros a participar das manifestações que serão realizadas nesta quinta-feira, 11 de agosto.

 

Em proposta de ação direcionada a todas as entidades acadêmicas e científicas afiliadas e a todos os cientistas brasileiros, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) conclama à participação nas manifestações em defesa do Estado Democrático de Direito e das eleições que serão realizadas nesta quinta-feira, 11 de agosto.

Dezenas de universidades de todo o País realizarão ao longo do dia atos com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”, elaborada pela Faculdade de Direito da USP.

A proposta da SBPC é resultado de moção apresentada durante a Assembleia Geral de Sócios da entidade, que se reuniu em 28 de julho, durante a 74ª Reunião Anual, na Universidade de Brasília (UnB). “Faz-se necessário que os cientistas estejam juntos, defendendo a democracia, com a garantia de eleições livres e posse dos vencedores do pleito eleitoral, além de salvaguardar a educação, a ciência e reconstruir a soberania nacional”, ressalta no documento.

Leia abaixo a proposta de ação na íntegra:

11 DE AGOSTO: O BRASIL SE UNE EM DEFESA DE ELEIÇÕES LIVRES, DA DEMOCRACIA, DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA

O Brasil está diante de uma encruzilhada histórica e a atual geração de estudantes, pesquisadores e cientistas tem um grande desafio: reconstruir o País, a partir do fortalecimento da democracia e da mobilização social em defesa da Ciência e da Educação. Não há outro caminho para resgatar nosso povo da fome e da miséria e reconstruir nossa soberania nacional e independência. Mas, para isso, é preciso unir a população para derrotar os intentos golpistas e parar qualquer projeto que não seja o de recolocar o País na rota do fortalecimento da democracia, da diminuição das desigualdades sociais e da retomada do desenvolvimento.

O Bicentenário da Independência do Brasil é o momento de nos reafirmarmos como Nação. A busca por uma verdadeira independência para o povo brasileiro permanece sendo um desafio cotidiano. Temos visto uma escalada antidemocrática que ameaça as eleições e cerceiam a liberdade didático-cientifica e de cátedra, gestando um ambiente de grande instabilidade e gravidade para o País.

Portanto, diante das ameaças à democracia brasileira e todas as consequências de um projeto de desmonte da educação e da ciência, volta da fome, desemprego e o aumento da miséria, no dia 11 de agosto diversas organizações e movimentos democráticos estarão se mobilizando e unificando a ação em defesas das pautas supracitadas. Nesse sentido, faz-se necessário que os cientistas estejam juntos, defendendo a democracia, com a garantia de eleições livres e posse dos vencedores do pleito eleitoral, além de salvaguardar a educação, a ciência e reconstruir a soberania nacional.

São Paulo, 9 de agosto de 2022 

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

 

Jornal da Ciência

 

Capa: Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados