José Murilo de Carvalho fala do enigma brasileiro em seus 200 anos de independência
“Vamos para onde? Foi isso que conseguimos em 200 anos?”, indaga o historiador José Murilo de Carvalho, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele é autor de livros como “Os Bestializados” e “A Formação das Almas – O imaginário da República no Brasil”, e também vencedor do prêmio Jabuti de 1991.
Nesta edição do Ciência & Cultura Cast, José Murilo de Carvalho compartilha sua constante indagação sobre a democracia brasileira, que ele considera um enigma. “É um país democrático? Pela parte formal, sim. Mas como um país democrático tem 60 milhões de pobres? O mecanismo formal democrático, que é a participação, não se reproduz nas políticas públicas em relação a este povo que está votando. É um enigma brasileiro.”
Referência no estudo da História do Brasil, o pesquisador fala também sobre a ciência desde 1822, sobre o imperador Dom Pedro II, e ainda traça um paralelo entre a Revolta da Vacina, de 1904, e a vacinação, a partir de 2021, no Brasil contra covid-19.
“Na Revolta da Vacina quem insistiu em vacinar foi o governo, foi Oswaldo Cruz, um cientista”, lembra o professor. Mas havia também desinformação, boatos e uma interferência militar. “Os ingredientes quase todos de hoje estavam presentes na época, só que embrulhados de uma maneira diferente. (…) Hoje quem está errado é o governo.” Ele acredita que o que fez a diferença hoje foi a divulgação.
Ouça aqui o episódio completo.