C&C podcast cover 08 site

Independência, democracia e o futuro que queremos para o país

José Murilo de Carvalho fala do enigma brasileiro em seus 200 anos de independência

“Vamos para onde? Foi isso que conseguimos em 200 anos?”, indaga o historiador José Murilo de Carvalho, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele é autor de livros como “Os Bestializados” e “A Formação das Almas – O imaginário da República no Brasil”, e também vencedor do prêmio Jabuti de 1991.

Nesta edição do Ciência & Cultura Cast, José Murilo de Carvalho compartilha sua constante indagação sobre a democracia brasileira, que ele considera um enigma. “É um país democrático? Pela parte formal, sim. Mas como um país democrático tem 60 milhões de pobres? O mecanismo formal democrático, que é a participação, não se reproduz nas políticas públicas em relação a este povo que está votando. É um enigma brasileiro.”

Referência no estudo da História do Brasil, o pesquisador fala também sobre a ciência desde 1822, sobre o imperador Dom Pedro II, e ainda traça um paralelo entre a Revolta da Vacina, de 1904, e a vacinação, a partir de 2021, no Brasil contra covid-19.

“Na Revolta da Vacina quem insistiu em vacinar foi o governo, foi Oswaldo Cruz, um cientista”, lembra o professor. Mas havia também desinformação, boatos e uma interferência militar.  “Os ingredientes quase todos de hoje estavam presentes na época, só que embrulhados de uma maneira diferente. (…) Hoje quem está errado é o governo.” Ele acredita que o que fez a diferença hoje foi a divulgação.

Ouça aqui o episódio completo.

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados