ildeu

“Eu desejo que os jovens brasileiros sejam muito atuantes”

Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC, fala sobre divulgação científica, atuação dos jovens e democracia

 

“Eu desejo que os jovens brasileiros sejam muito atuantes”. Isso é o que afirmou Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) durante entrevista ao programa “O Movimento 2022/2030: O Brasil e o Mundo que Queremos”, da TV SUPREN.

Durante a entrevista, Moreira falou sobre sua infância, seu interesse pela ciência, os cortes sofridos pelo setor e a importância da divulgação científica no Brasil atual. “A imagem que os brasileiros fazem dos cientistas é bastante positiva e tem melhorado, e nós temos indicações de que no pós-pandemia aumentou ainda mais essa confiabilidade nos cientistas”. Por outro lado, o pesquisador aponta que os constantes cortes sofridos pela ciência vem dificultado muito a atividade no país. “O nosso governo não reflete adequadamente a visão da sociedade brasileira”.

Ele também apontou que divulgar a ciência é essencial para o desenvolvimento não apenas do setor, mas de todo o país. “Tem pontos que mostram que a informação sobre ciência no Brasil é muito deficiente, uma delas é que aproximadamente 90% dos brasileiros não consegue mencionar um cientista brasileiro importante. Isso é uma deficiência muito séria do nosso sistema de ensino e da nossa divulgação as próprias instituições”. Para melhor a comunicação sobre a ciência no Brasil, Moreira apontou que o papel dos jovens é essencial. “É fundamental que os jovens vejam os grandes desafios que nós temos nos pais, acreditem nas suas possibilidades, desconfiem das gerações anteriores, questionem os processos – isso é um comportamento fundamental na estrutura da ciência: curiosidade, ousadia, questionamento. Então eu desejo que os jovens atuem coletivamente, porque com isso nós temos um grande potencial de resolver grandes desafios nacionais”.

Confira a entrevista completa em:

https://youtu.be/L3Vp7qMaCdI

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados