oswaldo

A ciência em marcha: trajetória de Oswaldo Frota-Pessoa na divulgação científica

Vídeo apresenta produção de divulgação científica do cientista e divulgador brasileiro

 

A ciência teve um período de expansão no pós-guerra, com um aumento de sua institucionalização e da profissionalização dos pesquisadores, adquirindo uma imagem pública de força motriz para o progresso econômico e social. No Brasil, a primeira metade do século XX apresentou um movimento de valorização das pesquisas científicas. Surgiram, no início do século, as primeiras instituições de pesquisa sistemática, e mais tarde, as primeiras faculdades de filosofia, ciências e letras.

É nesse contexto que o cientista e divulgador Oswaldo Frota-Pessoa atingiu seu auge de publicação em sua coluna “A ciência em marcha”, no Jornal do Brasil (RJ). E é justamente este o cenário estudado no artigo “A ciência em marcha: trajetória de Oswaldo Frota-Pessoa na divulgação científica”, agora apresentado em vídeo da série “A ciência da divulgação científica”, produzido pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

O artigo analisa a produção de divulgação científica de Frota-Pessoa de 1950 a 1956 – foram estudados 178 artigos. Oswaldo Frota-Pessoa teve atuação intensa na divulgação da ciência. Em seus quase 70 anos de atividade como biólogo, médico, geneticista, educador e divulgador da ciência, adquiriu reconhecimento nacional e internacional, e sua trajetória se entrelaçou com o desenvolvimento das atividades de pesquisa e divulgação científica no país.

O vídeo é apresentado por Ildeu de Castro Moreira, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Gabriel Augusto Faria, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC).

 

Assista ao vídeo em:

https://youtu.be/ffRDZkTHICI

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados