food

O Brasil sabe como debelar a fome, é só fazer!

Artigo de Nathalie Beghin, coordenadora da Assessoria Política do Inesc 

 

Em 2022, o Brasil, uma das maiores potências agrícolas do mundo, atingiu níveis vergonhosos de insegurança alimentar grave: 33 milhões de pessoas passando fome, de acordo com os dados recentemente publicados pela Rede Penssan. Uma das principais causas da volta desse flagelo social – em 2014 o país havia saído do Mapa da Fome das Nações Unidas – foi o desmonte de políticas públicas de promoção do direito humano à alimentação adequada que haviam sido progressivamente estruturadas no país desde os anos de 1990, com maior ênfase a partir de 2003.

Os impactos do desmonte das políticas de segurança alimentar e nutricional são agravados pelos efeitos da forma de produzir e consumir alimentos no Brasil que apresentam graves consequências na saúde das pessoas, no meio ambiente e nas mudanças climáticas. O agronegócio é responsável por boa parte da água extraída da natureza, causa enorme perda da biodiversidade, contamina os recursos naturais, gera emissões de gases de efeito estufa, adoece a população por meio de agrotóxicos e de alimentos ultraprocessados e expulsa camponeses, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais de suas terras e territórios engrossando as periferias empobrecidas das grandes cidades.

O fato é que o Brasil atingiu uma relação insustentável entre a produção, distribuição e o consumo de alimentos.

A boa notícia é que sabemos como fazer para enfrentar esta questão. A fome é um problema multicausal decorrente da insuficiência de renda; da dificuldade de acessar alimentos de qualidade e em quantidades suficientes; e, de processos discriminatórios, como o racismo e o patriarcado, que penalizam mulheres, pessoas negras, povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas, entre outras causas.

Assim, o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional requer uma abordagem sistêmica e multisetorial. Para possibilitar a aquisição de alimentos é preciso aumentar o salário-mínimo em termos reais, implementar políticas públicas de geração de emprego e renda e ampliar a cobertura e os valores de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A urgência de reparar as desigualdades de gênero e raça exige a implementação de medidas afirmativas como, por exemplo, cotas para negros e mulheres no mercado de trabalho e valores de transferências monetárias maiores para mulheres e pessoa pretas e pardas.

A maior disponibilidade de alimentos de qualidade passa por assegurar o acesso à terra e territórios aos que produzem com respeito à natureza e aos distintos hábitos alimentares da nossa população; passa, também, pelo fortalecimento da agricultura familiar e da agricultura urbana na perspectiva da agroecologia; pelo acesso sustentável à água para produção e consumo no semiárido; pelo aumento dos recursos públicos alocados à programas de alimentação e nutrição, como a alimentação escolar; pela implementação de uma política pública de abastecimento que aproxime produtores de consumidores de alimentos; e, pela implantação de equipamentos urbanos de alimentação e nutrição como restaurantes populares e cozinhas comunitárias. Aqui também, a necessidade de corrigir os efeitos do racismo e do sexismo requer políticas afirmativas como modalidades diferenciadas de acesso à crédito rural para agricultoras mulheres e agricultores negros e quilombolas.

É preciso, ainda, coibir práticas empresariais extremamente danosas à saúde da população, como é o caso dos agrotóxicos e de produtos ultraprocessados. Esses últimos parecem comida, mas são imitação de comida. São fabricados a partir de diversas etapas de processamento e combinam ingredientes como proteína de soja e de leite, extrato de carnes, gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos. São exemplos disso: pratos congelados prontos, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, sucos açucarados e refrigerantes, entre outros. Esses produtos contribuem para aumentar diversos tipos de doença como obesidade, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer. Os poderes públicos devem não somente deixar de subsidiar essas empresas como sobretaxá-las pelas graves consequências que trazem à saúde das pessoas.

A centralidade da abordagem intersetorial para fazer face à um problema complexo, como no caso da fome no Brasil, não é algo novo. Contudo, para funcionar deve ser alçada a prioridade nacional e ancorada na celebração de um amplo pacto federativo que envolva a União, estados e municípios. Para tal, faz-se necessário retomar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) sob a liderança do governo federal. É primordial, ainda, a efetiva participação de organizações e movimentos sociais que possam expressar as demandas e necessidades das pessoas mais afetadas pela alimentação inadequada. Daí a urgência de retomar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e os ciclos de conferências nacionais.

Vê-se que não há segredos, é só começar já!

Sobre a autora:

Nathalie Beghin é coordenadora da Assessoria Política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Economista (Université Libre de Bruxelles), com mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB)

Jornal da Ciência

 

Capa: CDC | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados