75 RA

75ª Reunião Anual da SBPC terá como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”

O maior evento de ciência do País será realizado de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba

 

“Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido” é o tema escolhido para a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado entre os dias 23 e 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de pôsteres, a programação será preparada com o objetivo de mostrar quanto que a ciência e a democracia são importantes para o desenvolvimento de um país.

Seguindo o tema central do evento, a Comissão de Programação Científica da 75ª RA também definiu os tópicos que serão discutidos nos painéis e mesas-redondas. Entre os assuntos a serem abordados estão as “Mudanças climáticas e a descarbonização da economia”; “ Riscos climáticos em áreas urbanas”; “Construção de instituições  e cultura política democráticas”; “Direito à educação: melhoras no processo de ensino-aprendizagem na educação básica”; “Desafios e mudanças no ensino superior”; “Cultura: preservação, criação e acesso”; “Ciência Básica e os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”; “Inclusão social e diferentes dimensões das desigualdades “; “Fome”; “Desafios para infraestrutura de pesquisa em todas as áreas”; e “Desarmamento da população”, além de outros que podem ser propostos.

Segundo Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, o tema escolhido destaca as pedras fundamentais para o avanço justo e sustentável de uma nação, a ciência e a democracia, valores que têm sido colocados sob ataque nos últimos anos em nosso país. “Tivemos iniciativas, até mesmo do governo federal, contrárias à ciência, que desviaram o Brasil do caminho que vinha trilhando para uma democracia, sobretudo na inclusão dos mais pobres, com maior igualdade social e desenvolvimento. A contribuição da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente”, afirma.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, afirma que assuntos escolhidos são essenciais para a retomada do desenvolvimento do País. “Além de debatermos temas como a preservação dos biomas e biodiversidade, a construção de um sistema energético sustentável e saúde, por exemplo, vamos também tratar de assuntos relacionados à educação e democracia, que são elementos importantes neste momento principalmente, porque o Brasil vive tempos de grandes desafios”, comenta.

Linhares salienta ainda que é imprescindível debater os valores democráticos e seu papel fundamental no âmbito do desenvolvimento da nação. “Nesse contexto, precisamos mostrar que a democracia, além de representativa, pode ser direta e participativa. Queremos deixar claro que democratizar é dar acesso  amplo e irrestrito a condições dignas a toda a população, por exemplo, à saúde e educação, permitindo que todos realizem seu potencial”, comenta.

A Reunião Anual chega à sua 75ª edição e a expectativa é que seja um evento inesquecível. O encontro fará parte das celebrações dos 110 anos de fundação da UFPR e dos três quartos de século da SBPC.

“É uma grande satisfação e honra para a UFPR sediar a Reunião Anual da SBPC em 2023 no ano em que comemoramos 110 anos de vida. Vamos celebrar o valor da ciência no maior encontro de cientistas e estudantes da América Latina”, afirma o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca. Para garantir a grandiosidade do evento, ele conta que já existem parcerias firmadas, como, por exemplo, com o Governo do Estado do Paraná.

Janine Ribeiro acrescenta que não poderia haver melhor maneira de celebrar os aniversários de uma das mais antigas instituições de Ensino Superior do País e da mais abrangente sociedade científica do Brasil do que projetando um futuro mais justo e desenvolvido para nossa sociedade. “Será um momento oportuno para discutirmos temas importantes para a reconstrução de tudo que foi destruído e prejudicado nos últimos anos por conta da pandemia e da descontinuidade de projetos, dentre outros problemas”, diz.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados